v. 10 (2023)
Relatos de Pesquisa e Estágio

DESENVOLVENDO HABILIDADES ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

Alessandra Neiss
UCEFF - Itapiranga

Publicado 2023-12-15

Palavras-chave

  • Prática Pedagógica,
  • Educação Infantil,
  • Planejamento,
  • Aprendizado,
  • Formação profissional

Resumo

O presente artigo traz como tema norteador, a vivência da prática docente oportunizada por meio do componente curricular de Práticas Educacionais na Educação Infantil do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia. O mesmo objetiva trazer à tona as impressões e as reflexões dos estagiários no decorrer do Estágio Supervisionado, ao possibilitar um contato direto dos acadêmicos com o ambiente escolar, uma das possíveis áreas de atuação do pedagogo. Prática esta que auxilia de maneira muito relevante na formação integral do indivíduo e seu preparo para a atuação profissional, afinal, por meio dela o acadêmico pode conhecer mais sobre o contexto em que está inserido, ao observar, contextualizar e principalmente, praticar a docência. A experiência vivenciada consiste em quatro dias de observação com uma turma da E.I.4, período no qual se analisa as metodologias utilizadas pelo regente, as habilidades e competências trabalhadas, bem como, se realiza um diagnóstico geral da turma, e posterior a esse primeiro contato, ocorrem cinco dias de prática com a mesma turma, na qual os acadêmicos são desafiados a planejar todas as atividades a serem realizadas no decorrer daquela semana. Por intermédio do planejamento construído e do grande envolvimento da turma em que fora aplicado, pode-se concluir que este, foi de grande valia para os educandos envolvidos, ao considerar as ricas vivências oportunizadas no estágio e os conhecimentos adquiridos, bem como, contribuiu significativamente para a formação acadêmica das envolvidas, por apresentar-se como uma excelente oportunidade de relacionar os estudos teóricos com a prática cotidiana do pedagogo.

Referências

  1. BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de novembro de 2009, Seção 1, p. 8. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 08 de setembro de 2021.
  2. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 de setembro de 2021.
  3. BRÉSCIA, Vera Pessagno. Educacão Musical: Bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
  4. COELHO, Betty. Contar Histórias: Uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 2004.
  5. Do desenvolvimento da primeira infância ao desenvolvimento humano: investindo no futuro de nossas crianças. Mary Eming Young (organizadora). Tradução Magda Lopes. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2010. Disponível em: https://issuu.com/fmcsv/docs/do_desenvolvimento_da_primeira_inf_ncia_ao_desenvo.
  6. Acesso em: 14 de setembro de 2021.
  7. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.
  8. Professor da pré-escola. Fundação Roberto Marinho. 2 ed. São Paulo: Globo, 1992.
  9. RAMBO, Elaine Schuck; VOGEL, Deise Roden. Metodologia vivencial exclusiva: inovando para cuidar, educar e ensinar crianças! 1 ed. Itapiranga, 2021.
  10. SILVA, Francisca Lima da. A importância da música para a educação infatil. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3742/1/FLS27032014.pdf. Acesso em: 01 de Novembro de 2021.
  11. SILVA, Francisca Maria de Sousa Vale. A importância da contação de história na educação infantil. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4094/1/FMSVS19032018.pdf. Acesso em: 01 de Novembro de 2021.