v. 9 (2022)
Relatos de Pesquisa e Estágio

OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO

Lilian Cristine Schneider
Uceff- Itapiranga

Publicado 2022-12-23

Palavras-chave

  • Estágio; Alfabetização; Diagnóstico; Planejamento; Metodologia.

Resumo

Ter a oportunidade de estagiar na alfabetização é essencial para que se possa ter a base dessa prática considerada desafiadora e magnífica na educação. Pensando em novas experiências e práticas para o estágio supervisionado II na área dos anos iniciais, adentrou-se no mundo da alfabetização e letramento. Destaca-se que o estágio foi realizado em dois momentos, sendo o primeiro o diagnóstico através da observação e entrevistas, que proporcionou o conhecimento da turma, de sua rotina, metodologias aplicadas, ambiente escolar, entre outros aspectos relevantes para o segundo momento, da prática pedagógica. A turma escolhida para a realização do estágio foi o 1º ano do Ensino Fundamental na escola Centro Educacional São João do Oeste- CESJO. Ressalta-se que o planejamento foi elaborado conforme a rotina da turma, dessa forma priorisou-se o desenvolvimento de leituras, escritas, envolvendo gêneros textuais e estimulando a contação de história. A metodologia abordada para a elaboração do planejamento foi a sequência didática e rotina estabelecida pela professora titular. É evidente que o estágio agregou novos aprendizados e experiências, demonstrando nossa capacidade e, portanto, enaltecendo nosso currículo e formação, garantindo oportunidades para nossa futura profissão.

Referências

  1. BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; BIANCHI, Roberto; ALVARENGA, Marina. Manual de Orientação: Estágio Supervisionado. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
  2. BORDINHÃO, Jacqueline Pintor. O uso dos materiais didáticos como instrumentos estratégicos ao ensino-aprendizagem. UNIC, 2011.
  3. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é Base. Brasília: MEC, 2017.
  4. BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.
  5. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: O dicionário da língua portuguesa. 6 ed. Curitiba: Editora Positivo Ltda, 2004.
  6. GANDIN, Danilo. Planejamento Como Prática Educativa. 16. ed. São Paulo: Editora Loyola, 2007.
  7. HOFFMANN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.
  8. LOPES, Antonia Edineuma Ribeiro. O estágio na educação infantil: Desafios, perspectivas e análises do fazer docente. Maceió- Alagoas: Conedu, 2020.
  9. MARTINS, Cairo Amarildo Batista; DIAS, Renata Flávia Nobre Canela; SILVA, Erika Pereira. A importância da didática na prática educativa e na formação docente. Revista triângulo, 2016.
  10. MONTEIRO, Adriana Lima. Estágio supervisionado na educação infantil: Implicação na formação inicial. Curitiba- Paraná: Educere, 2013.
  11. PILETTI, Claudino. Didática Especial. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 1986.
  12. RUSSO, Giulianny. Sequência didática: Como desenvolver essa estratégia. São Paulo: E- docente, 2019.
  13. VIEIRA, Natália. Materiais didáticos: escolhas e usos na alfabetização. São Paulo, 2016.