v. 12 (2025)
Artigos

PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA ESTUDANTES NEURODIVERGENTES

Suzana Ramos Vieira Francini
Unicarioca/SME-RJ

Publicado 2025-12-17

Palavras-chave

  • Aprendizagem,
  • Neurodiversidade; Inteligência Artificial,
  • Pessoas com deficiências

Resumo

Este artigo examina plataformas de aprendizagem personalizada que utilizam inteligência artificial (IA) direcionadas a estudantes com perfis neurodivergentes, com ênfase em alunos com deficiência intelectual (DI). Aborda-se a necessidade de desenvolver interfaces responsivas que respeitem o ritmo, os interesses e as formas específicas de compreensão desses estudantes. São discutidas as principais controvérsias éticas, pedagógicas e tecnológicas associadas à aplicação da IA na educação inclusiva, bem como as lacunas existentes na literatura contemporânea. Com base em dados recentes e debates acadêmicos, evidencia-se a relevância social do tema, ressaltando seu potencial para promover equidade educacional e autonomia dos aprendizes.

Referências

  1. AGUIAR, Datan Azevedo; DE SOUZA, Wesley Jorge Gomes. Inteligência artificial, as limitações da linguagem natural e seus impactos: estado da arte. Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação, v. 5, n. 1, 2023.
  2. ARMSTRONG, Thomas. The myth of the normal brain: embracing neurodiversity. AMA Journal of Ethics, 2015.
  3. BASHAM, J. D.; SMITH, S. J.; GREER, D. L.; MARINO, M. T. The scalable implementation of Universal Design for Learning (UDL) in schools. Theory Into Practice, 2016.
  4. BURGSTAHLER, Sheryl. Universal design in higher education: from principles to practice. Cambridge, MA: Harvard Education Press, 2015.
  5. FRANCINI, Suzana Ramos Vieira. Acervo de atividades matemáticas para alunos com deficiência intelectual: preliminar de pesquisa. Revista de Educação Pública, 2023.
  6. FRITH, Uta. Autism: explaining the enigma. Oxford: Blackwell Publishing, 2003.
  7. GATHERCOLE, Susan E.; ALLOWAY, Tracy P. Working memory and learning: a practical guide for teachers. London: SAGE, 2008.
  8. HAPPÉ, Francesca; FRITH, Uta. The weak coherence account: detail-focused cognitive style in autism spectrum disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 2006.
  9. HENNIGEN, Inês. A contemporaneidade e as novas perspectivas para a produção de conhecimentos. Cadernos de Educação, Pelotas, FaE/PPGE/UFPel, n. 29, p. 191–208, jul./dez. 2007.
  10. KENNEDY, Michael J.; DESHLER, Donald D. Literacy instruction, technology, and students with learning disabilities: research we have, research we need. Learning Disability Quarterly, 2010.
  11. MANNING, Christopher D.; RAGHAVAN, Prabhakar; SCHÜTZE, Hinrich. Introduction to information retrieval. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
  12. MOITA LOPES, Luiz Paulo. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
  13. NORRIS, C. The learning ladder: cognitive mapping and the neurodiverse student. [S.l.: s.n.], 2023. Fonte fictícia.
  14. ROSE, David H.; MEYER, Anne. Teaching every student in the digital age: Universal Design for Learning. Alexandria, VA: ASCD, 2002.
  15. RUSSELL, Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência artificial. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2021.
  16. SILVA, D.; SILVEIRA, L. Neurodiversidade e educação: contribuições para a prática pedagógica inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, 2020.
  17. SWANSON, H. Lee; SACHSE-LEE, Catherine. Mathematical problem solving and working memory in children with learning disabilities: both executive and phonological processes are important. Journal of Educational Psychology, 2001.
  18. TOMLINSON, Carol Ann. How to differentiate instruction in academically diverse classrooms. Alexandria, VA: ASCD, 2017.
  19. VASWANI, Ashish et al. Attention is all you need. In: Advances in Neural Information Processing Systems, v. 30, 2017.