v. 9 (2022)
Artigos

O BRINQUEDO, O BRINCAR E A BRINCADEIRA

Michele Orth
Centro Universitário Fai Faculdades - UCEFF
Maria Preis Welter
Centro Universitário Fai Faculdades - Uceff

Publicado 2022-12-23

Palavras-chave

  • Sucata,
  • Educador,
  • Brincar; Natureza; Crianças.

Resumo

Este trabalho apresenta os dados coletados e analisados em relação ao questionário destinado para educadores de uma determinada escola de Educação Infantil, buscando identificar o uso dos brinquedos não estruturados e suas respectivas contribuições, através da pesquisa realizada na monografia intitulada “aos olhos de crianças: um papelão ou um mundo de imaginação? desenvolvimento infantil através do brincar com sucatas e elementos naturais”. Em relação a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa teórica-empírica, analisando dados já existentes e os coletados durante a pesquisa de campo. A coleta de novos dados sucedeu a partir do questionário. Os dados coletados foram analisados embasado em autores criteriosamente selecionados. Vale salientar que, através da assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, os educadores concordaram em participar da pesquisa. Por fim, considera-se este estudo de grande relevância, uma vez que é necessário ter um olhar minucioso sobre a primeira infância, além disso, garantir os direitos às crianças, em especial o direito de brincar, especialmente com sucatas e elementos naturais, o que possibilita o amadurecimento/desenvolvimento da criança em todos os aspectos.

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