v. 11 (2024)
Artigos

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NAS ATIVIDADES ESCOLARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cláudia Regina de Souza Maldaner
Centro Universitário FAI-Uceff

Publicado 2025-10-17

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância e a necessidade da participação dos pais no processo pedagógico durante a Educação Infantil. Para tanto, realiza-se inicialmente uma análise das concepções de infância e do desenvolvimento infantil, bem como das teorias que fundamentam a prática pedagógica. Em seguida, aborda-se a organização da Educação Infantil segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Por fim, discute-se o papel dos pais no contexto escolar como uma proposta pedagógica ao mesmo tempo desafiadora e essencial, visando a construção de uma educação de qualidade que integre família, professores, gestores e alunos em todo o processo pedagógico.

Referências

  1. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
  2. ÀRIES, Philipe. História social da criança e da família. 2.ed.LCT, 1978.
  3. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, 1990.
  4. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil. Brasilia: Mec/Sec, 1998.
  5. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1999.
  6. GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis RJ: Vozes, 1995.
  7. KAERCHER. Gladis (org) Educação Infantil: para que te quero. Porto Alegre. Artmed, 2001
  8. MATHIAS, Elaine Cristina Bio; PAULA, Sandra Nazareth de. A educação infantil no Brasil: avanços, desafios e políticas públicas. Revista Interfaces: ensino, pesquisa e extensão. 2009, ano. 1, n. 1. p. 13 – 16. Disponível em: <http://www.revistainterfaces.com.br/Edicoes/1/1_5.pdf>. Acesso em: 02 set 2011.
  9. OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
  10. OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: Muitos olhares. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
  11. OLIVEIRA, M. A. Infância e educação: perspectivas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2017.
  12. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
  13. PEREIRA, Camila. Escolas brasileiras começam a criar bons programas para atrair os pais. Veja. São Paulo: Abril, n. 2079, 24 set. 2008.
  14. RIOS, F. L.; SILVA, A. P. A infância e suas concepções na educação infantil contemporânea. Revista Educação e Sociedade, v. 39, n. 141, p. 123-138, 2018.
  15. SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998
  16. VINHA, Telma. Escola e Família. Nova Escola. São Paulo: Abril, ano 27, n. 249, p. 20, jan. /fev. 2012.
  17. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.