v. 11 (2024)
Artigos

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Cláudia Regina de Souza Maldaner
Centro Universitário Fai-Uceff

Publicado 2025-10-17

Resumo

A crescente necessidade de promover a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem tem impulsionado o uso das metodologias ativas nas instituições educacionais, transformando o estudante em protagonista na construção do conhecimento. O presente estudo busca compreender e analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, a utilização das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional, identificando seus fundamentos teóricos, principais estratégias aplicadas e os impactos na formação de competências técnicas e socioemocionais dos alunos. A partir deste objetivo, busca-se compreender de maneira aprofundada as contribuições das metodologias ativas para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem na educação profissional, considerando sua relação com o desenvolvimento de competências técnicas, cognitivas e socioemocionais requeridas pelo mercado de trabalho contemporâneo.

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