v. 11 (2024)
Artigos

CURRÍCULO EDUCACIONAL: CONCEPÇÕES, NORMAS E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler
Centro Universitário FAI-Uceff
Biografia
Claudia Regina de Souza Maldaner
Centro Universitário FAI-Uceff
Biografia

Publicado 2025-10-13

Palavras-chave

  • Currículo. Educação. Políticas educacionais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo definir o conceito de currículo e destacar sua importância na prática docente. Resulta de uma pesquisa teórica sobre os conceitos de currículo, suas normas e formas de organização, fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação no Brasil. A reflexão teórica apoia-se em autores como Moreira (1997, 1999, 2004, 2006, 2007, 2008, 2012), Sacristán (2013) e Silva (2015), entre outros, que contribuem para a compreensão crítica do tema. O currículo educacional é reconhecido como um instrumento essencial nas instituições de ensino, orientando o trabalho pedagógico e expressando a identidade da escola. Sua elaboração deve considerar a realidade institucional e a diversidade de contextos, de modo a contemplar saberes, experiências e valores culturais. Assim, o currículo é compreendido como um elemento organizador e norteador das práticas educativas, que articula conteúdos, metodologias e finalidades sociais da educação.

 

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