v. 11 (2024)
Artigos

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PERÍODO DA PANDEMIA - PARA ALÉM DO USO DAS TECNOLOGIAS

Erone Lannes
Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
Joce Daiane Borilli
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.

Publicado 2025-08-21

Resumo

O trabalho ora proposto coloca em evidência a precisão inadiável do uso das tecnologias nas redes educacionais, derivadas da realização de aulas on-line durante a pandemia, quando os profissionais de educação precisaram se reinventar e transformar suas práticas pedagógicas, visando a continuidade no atendimento educacional. Neste trabalho, objetivou-se refletir acerca da formação continuada como aporte à transformação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da Educação Infantil durante este período. O percurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e análise documental a partir do processo de formação continuada realizado pela rede municipal de Chapecó, Santa Catarina, Brasil, no ano de 2020. Destaca-se a relação dos modelos de formação continuada e das lógicas subjacentes a estes modelos, com os limites e possibilidades de transformação e reinvenção das práticas pedagógicas na Educação Infantil para a realização de aulas on-line. Há a necessidade de formação continuada não apenas para instrumentalização técnica dos professores ao uso das tecnologias, mas também para o desenvolvimento profissional e a construção da fluência digital, articulando os aspectos pedagógicos envolvidos na realização de aulas on-line, que demandam outras formas de atuação, sobretudo pelas especificidades do trabalho nesta etapa da educação. Tal mudança necessita da implementação de políticas públicas educacionais de qualidade, tanto para efetivar o uso das tecnologias, quanto para processos de formação continuada que de fato contribuam para a transformação das práticas pedagógicas.