v. 11 (2024)
Artigos

INCLUSÃO DE REFUGIADOS NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO NO BRASIL, EM ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE ITAPIRANGA, SC

Rosinéia Fátima Resende
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Eliézer Pandolfo da Silva
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Rúbia Marta Cadore Albarello
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Vianei Luís Hammerschmidt
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.

Publicado 2025-08-20

Resumo

A movimentação de pessoas de ambientes e territórios que antes as abrigava para novos ambientes gera processos de imigração e também de refugiados. Por isso, políticas de acolhimento, de inclusão e de inserção em ambientes escolares também é importante como processo de implantação da cidadania dessas populações. Sendo assim, o objetivo geral do trabalho foi pesquisar as principais estratégias e políticas adotadas pelas redes públicas de ensino no Brasil para a inclusão de refugiados e, em especial do município de Itapiranga, SC. Esta pesquisa adquire relevância acadêmica, na medida em que desenvolve contribuições teóricas e práticas para avaliação e fortalecimento de políticas de inclusão social de refugiados e imigrantes em redes públicas de ensino, principalmente no sentido de qualificar relações humanas em ambiente escolar. A metodologia de pesquisa utilizada é bibliográfica e documental sendo que o tratamento dos dados se deu de forma qualitativa. Se conclui que a inclusão de refugiados em redes públicas de ensino, demanda atenção para assegurar que as escolas ofereçam o suporte ideal para transpor as barreiras linguísticas e culturais para fortalecer o desempenho e a convivência em ambientes escolares.