v. 11 (2024)
Artigos

DESAFIOS PEDAGÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Jekcilhane Rigo
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Eliézer Pandolfo da Silva
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Maria Bernadete Mustifaga
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Vianei Luís Hammerschmidt
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.

Publicado 2025-08-20

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como os fatores sociais, culturais e emocionais enfrentados pelos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental impactam no processo de alfabetização das crianças. Nesse sentido, construiu-se uma argumentação teórica a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. O trabalho adquire relevância acadêmica na medida em que apresenta estratégias fundamentais para melhorar a aquisição da leitura e escrita por meio de estratégias integradas para a efetividade da alfabetização e do letramento. Nesse sentido, além do papel da família, da sociedade e da escola, é importante que o professor em suas estratégias de ensino, atente para o acolhimento e fortalecimento emocional da criança, valorize a diversidade cultural para gerar processos de inclusão principalmente para aqueles que já vem com mazelas sociais e econômicas.