v. 12 (2025)
Artigos

GÊNERO, EXCLUSÃO E APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Suzana Ramos Vieira Francini
Unicarioca/SME-RJ
Biografia
Jonatha Costa Duarte da Silva
Biografia

Publicado 2025-12-17

Palavras-chave

  • Aprendizagem,
  • relações de trabalho; professor; séries iniciais; gênero e docência; mercado de trabalho.,
  • inclusão

Resumo

O presente artigo discute as dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental, com ênfase nos impactos do preconceito de gênero no processo educacional de crianças em idade escolar. Com base nas contribuições de Vygotsky, entende-se que a aprendizagem é um processo mediado pela interação social e que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma gradativa, a partir das experiências vividas pelo indivíduo em seu contexto sociocultural. No entanto, muitos alunos enfrentam barreiras significativas quando o ambiente escolar se mostra hostil, especialmente em razão de atitudes discriminatórias relacionadas à identidade de gênero. O preconceito de gênero, manifestado por meio de ofensas, exclusões e piadas, pode gerar traumas, desmotivação e comprometimento emocional, afetando diretamente o rendimento e a permanência escolar dos estudantes. A escola, como espaço de socialização e formação, assume um papel essencial no combate à discriminação e na promoção de um ambiente inclusivo e respeitoso. Isso implica não apenas o acolhimento dos alunos, mas também a formação crítica dos profissionais da educação, que devem estar preparados para intervir diante de situações de preconceito. A partir de vivências práticas no contexto da educação pública, este trabalho reforça a importância de políticas educacionais que contemplem a diversidade de gênero e favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes. Assim, promover uma escola democrática, que valorize a autoestima, a empatia e o respeito às diferenças, é fundamental para garantir o direito à aprendizagem e o pleno exercício da cidadania de todos os alunos.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; Preconceito de gênero; Inclusão escola

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