v. 12 (2025)
Artigos

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES A PARTIR DE ENTREVISTAS COM GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS NA U.I.M.E ESTEVAM ÂNGELO DE SOUSA

Nathália Barbosa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Aldair Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Publicado 2025-12-17

Palavras-chave

  • EJA,
  • Ensino,
  • Entrevistas,
  • Desafios

Resumo

A experiência de visitar a escola e participar das aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é transformadora, pois revela a diversidade de trajetórias educacionais dos alunos, adultos e jovens que retornam para completar os estudos. A EJA demonstra que nunca é tarde para aprender e realizar sonhos. Este trabalho examina a EJA na U.I.M.E. Estevam Ângelo de Sousa, em Codó - MA, analisando sua estrutura, funcionamento, metodologias usadas pelos professores e as necessidades dos alunos. As visitas de campo começaram com entrevistas revelando uma estrutura adequada, mas também diversas insatisfações e desafios, como falta de recursos e segurança. Observamos que os professores utilizam metodologias adaptadas às necessidades dos alunos, e a convivência entre diferentes faixas etárias é geralmente harmoniosa. Apesar das dificuldades, a EJA é vital para oferecer novas oportunidades e realizar sonhos, necessitando de mais investimentos e atenção das políticas educacionais.

Referências

  1. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 34. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
  2. VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo, Martins Fontes, 2000.
  3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
  4. ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia G. C.; Nilma Lino (org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.