v. 12 (2025)
Artigos

EXCLUSÃO, UNIÃO E GÊNERO: DISCUSSÃO DA JORNADA DE TRABALHO DE UM PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS

Errol Fernando Zepka Pereira Junior
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Rolante
Biografia
Lucas Cardoso Martins
Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Rio Grande
Biografia

Publicado 2025-12-17

Palavras-chave

  • relações de trabalho; professor; séries iniciais; gênero e docência; mercado de trabalho.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo responder a uma lacuna de pesquisa sobre como a carreira docente de um professor nos anos iniciais é permeada pela inserção e exclusão no mercado de trabalho, preconceitos de gênero e sua relação com o movimento sindical. Por meio de uma pesquisa diagnóstica, qualitativa, por meio de entrevista em profundidade e analisada por meio da história oral, este artigo apresenta três importantes considerações finais, (i) o contexto de inserção e exclusão do professor do gênero masculino nos anos iniciais é claramente uma barreira para esse caminho; antecipando (ii) os preconceitos e dificuldades que o gênero imporá, quando o professor ocupar uma profissão socialmente vista como feminina; Diante disso, (iii) a filiação e participação em um sindicato pode ajudar na luta pela valorização da profissão, bem como na conquista de espaços. Esta pesquisa contribui para os estudos sobre as relações de trabalho, bem como para a carreira docente, uma vez que apresenta esse professor em suas dificuldades no mercado de trabalho. Esta pesquisa contribui para os estudos sobre as relações de trabalho, bem como para a carreira docente, uma vez que apresenta esse professor em suas dificuldades no mercado de trabalho. (iii) a adesão e participação em um sindicato pode ajudar na luta pela valorização da profissão, bem como na conquista de espaços. Esta pesquisa contribui para os estudos sobre as relações de trabalho, bem como para a carreira docente, uma vez que apresenta esse professor em suas dificuldades no mercado de trabalho. A jornada de trabalho de um professor brasileiro revela-se um desafio na sua essência. Aspectos como desvalorização, descrédito e preconceito confrontam o profissional. Especificamente, professores do gênero masculino que atuam nas séries iniciais, trabalhando com crianças, aprofundam esses desafios, desde sua inserção no mercado de trabalho até mesmo sua permanência e desempenho. 

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