Resumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar os atributos determinantes para a satisfação dos clientes em relação aos postos de combustíveis. Nesse sentido, este estudo orienta-se pela seguinte questão problema: quais são os atributos determinantes para a satisfação dos clientes em relação aos postos de combustíveis? A pesquisa é de caráter teórico-empírica, quantitativa e descritiva, cujo método de aplicação foi por meio de uma survey, sendo o público-alvo as pessoas que declaram frequentar postos de combustível. O questionário elaborado foi respondido por 250 consumidores de Postos de Combustíveis da região Oeste de Santa Catarina. Os principais resultados demonstram que os consumidores estão preocupados com os seguintes atributos: boa localização, bom atendimento, produtos e serviços de qualidade e bons preços. Corrobora com os resultados a necessidade de se investir em planejamento de marketing, com o intuito de divulgar, ainda mais, os produtos e serviços, além de criar promoções capazes de chamar a atenção dos clientes. A presente pesquisa constitui uma oportunidade para que os gestores do varejo de combustíveis façam as análises e interpretações sobre as variáveis que determinam a escolha dos clientes/consumidores.