https://revistas.uceff.edu.br/conexao/issue/feedRevista Conexão2024-11-08T17:57:39+00:00Open Journal Systemshttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/903PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA2024-11-05T11:34:37+00:00Gean Carlos Beckergeanbecker6@gmail.comLeonei Rotherddd@gmail.comDouglas Flachddd@gmail.com<p>Com o objetivo de analisar as características bibliométricas das publicações em periódicos sobre Planejamento Tributário no Brasil, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliométrica e quantitativa, a partir da análise de 81 artigos publicados na base de dados <em>Spell</em>. Se delimitou o ano inicial das pesquisas (qualquer ano), possibilitando uma busca ampla pelos estudos na base de dados. A pesquisa foi realizada a partir do tema “Planejamento Tributário”. O universo deste estudo foi composto por 81 artigos publicados em 77 periódicos distintos, foram elaborados por um total de 230 autores do período de 1993 a 2023, total de 288 palavras-chaves utilizadas, sendo que 5 artigos não possuíam, as empresas foram os objetos de pesquisa mais utilizadas (61) e 51,86% dos artigos possuíam abordagens quantitativas. A partir dos resultados apurados, conclui-se que a presente pesquisa contribui por apresentar diversas características relevantes relacionadas a área contábil, em especial com relação ao sistema tributário brasileiro. Isso pois, apresenta autores com um vasto conhecimento na área, além dos periódicos mais publicados, e pontos importantes que auxiliam os pesquisadores a realizarem novos estudos. Para estudos futuros sugere-se seguir pesquisas acerca do tema Planejamento Tributário, podendo expandir a pesquisa para mais bases de dados distintas.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/916POLÍTICA DE COBRANÇA DE INADIMPLÊNCIA: ESTUDO NAS EMPRESAS ASSOCIADAS NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE SÃO JOÃO DO OESTE (ACISJO)2024-11-07T22:26:50+00:00Giane Fingergiane_finger@hotmail.comViviane Teresinha Brocvivianebroc@yahoo.com.brAdilson José Fabrisddd@gmail.com<p>O cenário econômico em recessão, o baixo crescimento do PIB e o desemprego elevado contribuem para o aumento no parcelamento de compras dos brasileiros. Estudos apontam que o país começou o ano de 2017 com quase 60 milhões de pessoas inadimplentes, correspondendo a aproximadamente R$ 270 bilhões em dívidas atrasadas. Conhecendo o impacto negativo que os créditos inadimplentes causam no caixa das empresas, a presente pesquisa possui como objetivo geral identificar as políticas de cobrança de inadimplência adotadas pelas empresas associadas à Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste (ACISJO). A metodologia utilizada quanto a natureza é teórica empírica, é descritiva quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa, sendo utilizado o procedimento de levantamento de dados. A população da pesquisa é composta pelas 86 empresas associadas na ACISJO, tendo como amostra 58 empresas que se dispuseram a responder a pesquisa, correspondendo a 67,44% da população. Os resultados demonstram que 63,80% das empresas possui uma política de crédito e 65,52% tem estabelecido política de cobrança. Quanto ao índice de inadimplência, 12 empresas possuem mais de R$ 20.000,00 em contas atrasadas a receber. A principal causa da inadimplência, segundo os associados, é a má fé dos clientes, seguido pela falta de controle financeiro dos mesmos. Conclui-se quanto ao objetivo geral, que a maioria dos associados adotam políticas de crédito e cobrança, entretanto, é necessário realizar uma conscientização dos procedimentos ideais a serem seguidos, para aumentar a probabilidade de recebimento das vendas feitas a prazo.</p>2024-11-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/901INFORMAÇÕES CONTÁBEIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE DE DADOS SPELL2024-11-05T11:24:22+00:00Felipe Rhoden Kemmerichfelipekemmerich18@gmail.comLeonei Rotherleonei@uceff.edu.brDouglas Flachdouglasflach1@hotmail.com<p>O presente estudo tem como objetivo analisar as características bibliométricas das publicações acerca do tema “Informações Contábeis” na base de dados <em>Spell</em>. A metodologia da pesquisa se define como um estudo bibliométrico, quantitativa, descritivo e exploratório. O termo pesquisado “Informações Contábeis”, resultou em uma amostra final de 71 artigos, gerando os seguintes resultados: os autores que mais contribuíram com a temática na pesquisa foram Edilson Paulo e Antônio Artur de Souza. Nas palavras-chave houve diversidade, tendo como principal "Informações contábeis". O ano que mais obteve publicações foi o de 2023, com 12,7% do total. Em relação aos objetos de pesquisa, a grande maioria optou por Empresas, mais de 63%. Em outros aspectos das metodologias dos artigos, a maioria dos objetivos foram descritivos, passando de 58%, o procedimento mais utilizado foi o documental, com 16 artigos, e a grande maioria proporcionou indicações de pesquisas futuras. Com base nos resultados, conclui-se que o tema “Informações Contábeis” está em destaque. Sua relevância contemporânea é fomentada pelos diversos autores que estudam este tema, aumentando a variedade de publicações nos últimos anos. Contribui teoricamente para embasar novas pesquisas, ajuda na compreensão da relevância das informações contábeis na prática e na questão social incentiva as pessoas a utilizarem a contabilidade para decisões no seu cotidiano.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/914DESENVOLVIMENTO REGIONAL E PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO GOVERNAMENTAL2024-11-07T20:39:32+00:00Adilson José Fabrisadilsonj.fabris@gmail.comAndréia Fadani Schenattoandreiaschenatto@yahoo.com.br<p>Planejar o futuro de uma região é um desafio constante para a gestão pública, demonstra um ato de empenho e responsabilidade para com a coletividade e utilização de estratégias que envolvam todas as etapas, porém em especial as sociais e regionais, verificando as possibilidades de estratégias sociais e regionais, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento regional sustentado. O objetivo geral deste estudo consiste em verificar as possibilidades de estratégias sociais e regionais, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento regional sustentado. A metodologia usada quanto a natureza trata-se de teórico-empírico, a abordagem do problema define-se como qualitativa, já nos objetivos é descritiva de procedimentos bibliográficos. Assim sendo o resultado evidencia que para o desenvolvimento acontecer é necessário por vezes mudar a forma de pensar, agir e ainda, romper paradigmas. Desta forma, as relações intrapessoais, cooperação afetividade, controle, cultura e o meio social são grandes desafios a serem superados. É importante avaliar os custos e benefícios, apresentando as possibilidades de se encontrar caminhos viáveis de desenvolvimento local e regional, voltada para a construção da qualidade de vida da população. Deste modo, este estudo apresenta alternativas práticas de planejamento para os municípios da regional, o envolvimento da população na elaboração, discussão e implementação das ações são engajadas como prioritárias para a posterior tomada de decisão que resultam nos Planos e Ações Governamentais</p>2024-11-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/880ANÁLISE SOBRE CARACTERISTICAS NA GOVERNANÇA CORPORATIVA2024-11-01T19:49:18+00:00Elizandra Laebelzandaa_lai@hotmail.comCristian Samuel Wandscheercristian@uceff.du.br<p>A gestão empresarial é importante para o sucesso das MPEs no Brasil, onde a adoção de boas práticas de governança corporativa é essencial, mas nem sempre bem compreendida. A partir disso, esta pesquisa buscou identificar as características das publicações sobre governança corporativa entre janeiro de 2021 e janeiro de 2024 na base de dados Spell. Como metodologia, adotou-se a pesquisa de natureza teórica, abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e exploratório, sendo que o procedimento de coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica. A análise dos periódicos indicou uma ampla disseminação de pesquisas sobre governança corporativa, com foco predominante nesse tema. Autores conceituados como Antônio Artur de Souza e Cristian Baú Dal Magro lideraram a pesquisa em governança corporativa, cada um com 5 publicações, representando 11,90% do total. Ainda, houve uma disparidade de gênero entre os autores (58,50% homens e 41,50% mulheres), sublinhando a necessidade de promover a igualdade. As universidades federais, especialmente a Universidade Federal de Minas Gerais (6,72%) e a Universidade Federal de Uberlândia (6,32%), desempenham um papel importante na produção acadêmica. Também, diversos periódicos publicam sobre o tema, com 50,23% das pesquisas focadas diretamente em governança corporativa. Metodologicamente, há preferência por métodos qualitativos (59,52%) e documentais (66,67%), destacando a análise subjetiva e a revisão da literatura existente. Concluiu-se que a pesquisa a pesquisa bibliométrica de 2021 a 2024 revelou diversidade autoral e disparidade de gênero nas publicações sobre governança corporativa, com destaque para universidades federais e métodos qualitativo.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/912SUCESSÃO FAMILIAR E A JUVENTUDE RURAL NO OESTE CATARINENSE2024-11-07T19:58:20+00:00Marlene Boniattimarleneboniatti@epagri.sc.gov.brKarine Ruhoff Mullerkarine_muller15@hotmail.comAdilson José Fabrisadilsonj.fabris@gmail.com<p>A agricultura familiar desempenha papel fundamental no desenvolvimento regional, sendo responsável pela produção dos alimentos que vão direto a mesa do cidadão, como feijão, leite, frango, suínos, mandioca, além de frutas e verduras, tornando o tema relevante. Este artigo objetiva realizar uma análise sobre a juventude rural e a sucessão familiar no oeste catarinense. A pesquisa é qualitativa e quantitativa, quanto aos objetivos é exploratória e descritiva, a realização do estudo se deu através de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, como população da pesquisa artigos e publicações realizadas sobre os temas: Juventude rural, sucessão, agricultura familiar e desenvolvimento regional; e propriedades da agricultura familiar da 29º ADR de Palmitos, tendo como amostra 36 propriedades rurais, a amostragem é do tipo probabilística estratificada, fazendo parte da amostra somente propriedades com jovens. Realizado entrevista estruturada com questionários contendo 10 perguntas fechadas de múltipla escolha. Estudos apontam como fatores determinantes para a permanência do jovem no meio rural, ampliação no acesso à terra; garantia de renda; participação na tomada de decisões; acesso ao lazer e meios de comunicação; educação voltada para o campo e questões de gênero. A pesquisa de campo corrobora com os dados da revisão verificando principalmente que na maioria das propriedades vivem apenas 3 pessoas; quem administra tem apenas o ensino fundamental e idade acima de 56 anos; os jovens desejam permanecer na agricultura; não discutem questões de herança; a renda é considerada satisfatória; o acesso aos meios de comunicação é grande e a localização da propriedade considerada boa</p>2024-11-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/535A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO2024-03-06T12:04:09+00:00Sadi Jose Reckziegelsadi@uceff.edu.brJoice Engel Wailandjoiceengel97@hotmail.com<p>Apesar de o cooperativismo ter tido início ainda na revolução industrial, existem muitas lacunas de estudos sobre o tema, pois nas últimas décadas, que o mesmo foi visto com princípios semelhantes a empresas, que por vez, precisam criar vínculos de relacionamento com seus clientes, e principalmente por ser percebido que a lealdade entre a instituição e os cooperados é muito maior do que em empresas com fins lucrativos. Para isso, o marketing passou a ser foco para as cooperativas também, pois o marketing digital já não é mais um diferencial; é uma necessidade para as empresas, pois através dele e do marketing de relacionamento os usuários conseguem perceber os valores da organização através das publicações, e assim criar familiaridade com a mesma. Esse estudo tem como objetivo analisar a relação entre uma cooperativa de crédito e as campanhas de marketing e relacionamento realizadas nas redes sociais. Utilizou-se de uma metodologia qualitativa, descritiva, operacionalizada através de um estudo de caso, com análise de conteúdo. Com isso foi possível perceber de que a empresa possui uma interação baixa com os usuários se comparado com a quantidade se seguidores, mas a mesma, tem a capacidade de com suas publicações mostrar sua efetividade na divulgação dos seus valores. Conclui-se ainda que publicações em que os colaboradores ou pessoas conhecidas na sociedade, e também, fotos de ações já realizadas, é o que mais gera envolvimento dos usuários.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/910IMPACTOS DA CRISE DA COVID-19 NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs) DO OESTE DE SANTA CATARINA2024-11-07T19:48:00+00:00Leonardo Orth Engelleonardoorthengel@gmail.comAdilson José Fabrisadilsonj.fabris@gmail.com<p>O presente artigo teve como objetivo analisar os principais impactos da pandemia da COVID-19 nas micro e pequenas empresas do Oeste Catarinense. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza teórica, com abordagem quantitativa. O procedimento de coleta de dados ocorreu por meio de um estudo de campo, sendo a população composta por trinta e cinco gestores de micro e pequenas empresas localizadas na região Extremo-Oeste de Santa Catarina. Os resultados indicaram que essas empresas já possuíam algumas dificuldades antes da pandemia, com destaque para a ausência de mão de obra qualificada. Com a pandemia da COVID-19, as dificuldades passaram a ser outras, como falta de clientes, dificuldade em vendas e a ausência de conhecimentos em mídias digitais. Esses impactos negativos foram decorrentes do isolamento social e das intempéries das empresas no mundo de vendas online. Por isso, ao analisar as ações tomadas pelas MPEs para superação dos desafios, os investimentos em marketing, redes sociais e vendas online foram prioridades, juntamente com o corte de custos. De uma maneira geral, se percebeu que a pandemia exigiu das empresas a adequação ao e-commerce, que já era uma tendência em crescimento, mas que foi acelerada com a pandemia.</p>2024-11-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/918CONTROLADORIA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DA BASE DE DADOS SPELL2024-11-08T17:57:39+00:00Douglas Fernandes Schaeferdouglasfschaefer@gmail.comÉder Luis Heberleeder@uceff.edu.brAdilson José Fabrisddd@gmail.com<p>A controladoria é uma área de atuação relevante nas organizações. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa é entender quais são as características das publicações realizadas sobre a controladoria na base <em>Spell</em>. A classificação da pesquisa referente a metodologia é uma revisão bibliométrica do tema, com caráter descritivo e abordagem qualitativa. A amostra analisada foi de 50 artigos da base <em>Spell</em> sobre funções de controladoria, onde obteve-se um marco temporal do ano de 2001 a 2023. Verifica-se na análise dos dados que o autor com mais publicações foi Rogério João Lunkes com 4,86%. Além disso, a IES com maior exposição dos artigos foi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com 20%. Ademais, 36% das pesquisas foram elaboradas em empresas. A revista com maior publicação foi a Revista Contabilidade, Gestão e Governança com 10%. Entre os principais construtos estão controladoria, funções, <em>controller</em> e controladoria pública. Em seguida, 68% dos artigos foram definidos como sendo qualitativos. Além disso, 72% das publicações foram descritivas e o principal meio de abordagem metodológica referente aos procedimentos foi o levantamento/<em>surwey </em>com 28%. Como resultado, evidencia-se um mapeamento dos artigos relacionados a temática da controladoria e dessa maneira, demonstra-se no presente artigo uma análise bibliométrica acerca das publicações sobre funções de controladoria na base <em>Spell</em>.</p>2024-11-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/902PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE DE DADOS SPELL2024-11-05T11:30:14+00:00Lairton Giehllairtongiehl1@gmail.comomLeonei Rotherddd@gmail.comDouglas Flachddd@gmail.com<p>A presente pesquisa teve como objetivo analisar as características bibliométricas das publicações em periódicos, relacionados ao Planejamento Tributário, na base de dados <em>Spell</em>. A metodologia define-se como uma pesquisa bibliométrica, com abordagem descritiva e quantitativa. A palavra-chave abordada foi “Tributação” que, na base de dados <em>Spell</em>, resultou num total de 72 publicações, contemplando publicações de 2016 a 2024. As publicações possuem a participação de 181 autores, sendo o mais citado Antonio Lopo Martinez, pesquisador e docente na Universidade de Coimbra – Portugal, com 4,13% das publicações. As pesquisas contam com a presença de 73 instituições de Ensino Superior. 30 revistas distintas publicaram as pesquisas, sendo os conselhos regionais de Santa Catarina e Rio de Janeiro as principais, com quase 12% das publicações. O ano com maior número de publicações foi 2020, quando iniciou a pandemia de Covid-19. A metodologia mais utilizada foi a pesquisa quantitativa abrangendo 58,33%. A maioria dos artigos evidencia a importância do planejamento tributário em pequenas, médias e grandes empresas. Conclui-se que, a partir dos resultados apresentados, o planejamento tributário é um assunto em alta no meio acadêmico, abrangendo diversos autores e evidenciando a atualidade do tema.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/915TIPOS DE LIDERANÇA: QUAIS SEUS EFEITOS NA ORGANIZAÇÃO2024-11-07T22:22:27+00:00Adilson José Fabrisddd@gmail.comMatheus Antônio Rucyskirucyski@hotmail.comEmanuela Carvalho da Costaemanuelacostacarvalho@gmail.com<p>A atualidade das empresas revela o desafio constante nas relações entre líderes e liderados, que de um lado trabalha na perspectiva de crescimento empresarial e a busca dos objetivos organizacionais, e por outro lado, os reflexos da atuação de funcionários que cotidianamente trabalham sob a perspectiva da realização profissional e pessoal. Assim, o alinhamento entre este objetivo torna-se efeito da atuação dos tipos de lideranças presente na organização. Neste contexto, o objetivo do estudo consiste em avaliar como os tipos de lideranças favorecem a motivação no âmbito organizacional proporcionando melhores desempenhos econômico-financeiros. O trabalho aqui apresentado apresenta a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de caráter exploratório e usa como coleta de dados documentos secundários. Como perspectiva de resultados, o estudo apresenta os tipos de liderança, suas características, necessidades, forma de atuação nas empresas, e as melhorarias decorrentes das próprias motivações das equipes no ambiente organizacional, elevando os níveis de interesses de cada liderado. A relação do aumento da satisfação no trabalho como prioridade e por consequência a elevação no nível de desempenho de suas atividades, melhorando assim os resultados organizacionais proporcionados pelas estratégias alinhas aos tipos e seus efeitos. Também serão mostrados quais tipos de liderança seriam melhores aplicados nas empresas focando a motivação para obter um melhor resultado no desempenho dos funcionários, alavancando assim a empresa como um todo e sem deixar que seus funcionários se desmotivem fazendo-os entender que fazem parte da empresa o que de fato é uma das funções de um bom líder.</p>2024-11-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/881CONTABILIDADE FINANCEIRA E GERENCIAL: CARACTERÍSTICAS ENCONTRADAS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS2024-11-01T20:02:47+00:00Janaína Nottar Schneiderjanaina.schneider.js@gmail.comCristian Samuel Wandscheercristian@uceff.du.br<p>A contabilidade financeira e gerencial é útil a todas as empresas, sendo necessária para o cumprimento das metas e objetivos traçados. O presente artigo objetivou identificar quais as características das publicações realizadas acerca do tema contabilidade financeira e entre os anos de 2018 a 2024 acerca do tema contabilidade gerencial através de uma pesquisa bibliométrica na base de dados <em>Spell</em>. Por intermédio da análise de 58 artigos que retratavam acerca da contabilidade gerencial e financeira, realizou-se a presente pesquisa bibliográfica com natureza teórica, abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e exploratório. Dentre a amostra, a maioria dos achados possui abordagem qualitativa, representando 56,90%, a autora que se destacou foi Ilse Maria Beuren com 6 publicações, equivalente a 4,35% do total de artigos analisados. A instituição de ensino que mais publicou sobre os temas foi a universidade de São Paulo – USP com 15,68%, o periódico que teve destaque foi a Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade com 8 artigos publicados, correspondendo a 13,79%. 2019 foi o ano com o maior número de publicações, sendo 9 artigos, já o construto mais utilizado foi Contabilidade Gerencial, representando 10,74% e as empresas foram o maior objeto de estudo com porcentagem de 50,02%. Conclui-se que a maioria dos autores é do gênero masculino compreendendo 74 pessoas, onde 55 trabalham em universidades públicas. Através disso, verifica-se a importância da contabilidade gerencial e da contabilidade financeira a partir dos estudos bibliométricos relacionados a esse tema.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/913ALIANÇAS ESTRATÉGICAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO2024-11-07T20:31:03+00:00Adilson José Fabrisadilsonj.fabris@gmail.comLeonardo Locatellileoonardolocatelli@hotmail.comJaqueline Novakjaque.novak@hotmail.com<p>Considera-se a aliança estratégica um interesse em comum entre duas ou mais empresas, onde ambas possuem uma mesma perspectiva, e juntas buscam alcançar objetivos, sendo esses diferencias competitivos. O objetivo do presente trabalho é mostrar os resultados encontrados na base de dados <em>Spell</em> e <em>Scielo</em> sobre o tema abordado “Aliança Estratégica”, contribuindo para um conhecimento mais amplo, cumulativo e idealizado, de modo a proporcionar aos pesquisadores uma organização das publicações, como também, servir de base para possíveis estudos na área. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórico empírica, através de estudos bibliométricos, onde analisou-se artigos de diversas áreas e segmentos, através de uma pequena amostra contendo 56 artigos. Como resultado dessa pesquisa dentro das IES que mais se destacaram encontra-se, FEA-SP, UFMG e a USP, a abordagem mais utilizada foi a de revisão teórica, 2010 foi o ano que mais teve publicações a acerca do tema, sendo o periódico de destaque a Revista de Administração, com 6 (seis) publicações. Conclui-se que, a uma necessidade enquanto a base de conteúdo em tempos atuais, mesmo sendo um tema que traz grandes benefícios aos parceiros.</p>2024-11-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/879EDUCAÇÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA BASE DE DADOS SPELL2024-11-01T19:47:26+00:00Vanessa Helena Weissddd@gmail.comCristian Samuel Wandscheerddd@gmail.com<p>A educação financeira capacita a população a administrar de forma adequada o seu capital, apesar disso, de maneira geral, o nível de educação financeira no Brasil ainda é muito escasso. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo são quais as características dos artigos científicos sobre educação financeira na base de dados <em>spell</em>, publicados de janeiro de 2019 a janeiro de 2024. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliométrica, com 64 publicações utilizando a abordagem qualitativa. Inicialmente, destacou-se que o ano com mais publicações sobre a temática foi no ano de 2022, no qual foram publicados 18 artigos. Ainda se analisa que o periódico com a maior quantidade de publicações foi REGS que efetuou a publicação de 4 artigos; em relação às instituições, pode-se destacar a (UFU) com um total de 6,06%. Complementarmente, destaca-se que 94,75% dos autores publicaram apenas um artigo relacionado ao tema. Verifica-se que a maioria dos artigos analisados toma a abordagem quantitativa como metodologia e que 36,62% dos dados coletados foram por meio de questionários. Por fim, acentua-se que as palavras mais frequentes nos artigos foram “financeira”, “educação” e “gestão”. Pode-se deduzir que, conforme dados apresentados nos artigos analisados, a temática educação financeira vem se desenvolvendo significativamente ao longo dos anos entre o público. Uma quantidade crescente de artigos relacionados ao tema evidencia a importância de identificar as características dessas publicações. Por meio de uma análise sistemática dessas características, é possível obter uma compreensão abrangente do estado atual da pesquisa sobre educação financeira.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexãohttps://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/911PRINCIPAIS CUSTOS DE EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS2024-11-07T19:53:57+00:00Marceline Wermuth Beckenkampddd@gmail.comAdilson José Fabrisadilsonj.fabris@gmail.com<p>A atividade exportadora tem diversas vantagens tanto para as empresas com o aumento de sua visibilidade e competitividade, quanto para o país no superávit da balança comercial, além da geração de emprego e renda. Em um mercado globalizado e altamente competitivo, a exportação se torna uma estratégia contra a concorrência estrangeira essencial para as empresas que procuram crescer e se desenvolver. O presente estudo objetivou realizar um estudo bibliométrico nos artigos disponíveis na base de dados Scielo e Spell acerca do impacto dos Custos de Exportação nos produtos brasileiros. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, exploratória e análise de conteúdo. Na análise dos 33 artigos da base de dados Spell e Scielo observou-se que a maioria (36,36%) dos estudos utilizou método qualitativo, ainda, foram elaborados (2,13%) por dois ou três autores. Os resultados demonstram que (91,49%) a maioria dos autores possui somente uma publicação na área. As IES com maior número de periódicos são a USP e a UFMG; quanto ao ano, em 2012 encontrou-se o maior número de artigos, sendo que a revista Organizações Rurais e Agroindustriais e a Revista Gestão e Produção são os periódicos que mais se destacam; o construto mais encontrado é Exportação. Por meio desta pesquisa conclui-se que não existem muitos estudos sobre os Custos de Exportação de Produtos Brasileiros, entretanto é uma área em potencial expansão.</p>2024-11-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Conexão