Resumo
A constante necessidade de capital de giro leva as empresas a adotarem novas táticas de controle a fim de evitar o enfraquecimento ou até mesmo ao fim da organização. Neste sentido, indicadores relativos à concessão de crédito, inadimplência e cobrança são vitais para toda organização. O presente artigo objetivou verificar quais as medidas adotadas pelas empresas para a concessão de crédito aos clientes e as medidas adotadas para a cobrança. Aplicou-se a pesquisa nos meses de agosto e setembro de 2019, sendo analisadas empresas da região da Ameosc, no extremo-oeste de Santa Catarina. Obteve-se uma amostra de 75 respondentes, em uma pesquisa de natureza teórico-empírica, quantitativa, descritiva, de levantamento ou survey. Em relação ao crédito, constatou-se que a maioria das empresas possui um procedimento padrão para a concessão do mesmo, sendo que os documentos pessoais são os mais solicitados para a efetivar o cadastro. Quanto à cobrança, verificou-se que o principal procedimento é o aviso pessoal e telefônico. Após esta análise, pôde-se concluir que apesar da importância destes temas dentro da organização, a grande maioria dos negócios ainda trabalha pautado na recuperação de créditos mal concedidos, negligenciando o uso de políticas de crédito adequadas para a concessão do mesmo.