Resumo
Este artigo identifica possibilidades e desafios da implementação do ensino híbrido. Para isso, realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica de artigos acadêmicos, publicados entre 2015 e 2020, que discutem a implantação do ensino híbrido em cursos técnicos de ensino médio, portanto, na educação profissional. Dentre os localizados, foram selecionados seis artigos, abarcando seis casos de implantação em Instituto Federal. Os resultados aqui apresentados apontam que o ensino híbrido proporcionou uma forma de ensino mais dinâmica, com maior interação e conexão entre alunos e professores, potencializando assim a aprendizagem. Como desafios, depara-se com a resistência dos alunos a assumir um papel ativo no processo de aprendizagem, problemas de acesso e uso de recursos tecnológicos nas escolas, dificuldades dos professores no planejamento das atividades e dos alunos quanto ao uso dos recursos do ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Por fim, o artigo indica a necessidade de haver ações de formação, tanto dos alunos quanto dos professores, para que a implementação do ensino híbrido em institutos federais seja efetiva.