n. 10 (2022)
Artigos

MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA DE PROSPECÇÃO E FIDELIZAÇÃO EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO

Sadi Reckziegel
UCEFF Itapiranga

Publicado 2023-06-06

Resumo

Este artigo visa analisar de que forma o marketing de relacionamento pode se constituir como uma ferramenta de prospecção e fidelização de clientes ou associados em cooperativas de crédito. O objetivo geral é analisar de que forma o marketing de relacionamento pode contribuir no aprimoramento das relações entre cooperativa e associado, tornando-o cada vez mais fiel e participativo. Em relação a abordagem metodológica, foi realizada pesquisa quantitativa descritiva. A pesquisa de levantamento foi a escolha no que tange aos procedimentos. A amostra adotada foi a intencional não-probabilística. Após análise dos resultados, concluiu-se de fato que um cliente ou associado que possui bom relacionamento com sua instituição é mais fiel. A instituição que investe em relacionamento, por sua vez, terá mais facilidade em prospectar novos clientes.