ACEITA UM CAFEZINHO?: UM ESTUDO SOBRE A CRIAÇÃO DE INTERAÇÃO ENTRE A STARBUCKS E SEUS SEGUIDORES NO FACEBOOK
Resumo
O presente estudo traz como questão problema: como se caracteriza o comportamento do consumidor nas redes sociais? Para tanto, tem como objetivo geral: analisar as respostas dos consumidores em postagens da empresa Starbucks no Facebook. A pesquisa foi realizada através da análise de postagens na página da Starbucks no Facebook. Analisadas as postagens, foram identificadas as interações entre os consumidores e a empresa. As peças utilizadas foram postadas no dia 12 de fevereiro, 19 de abril e 21 de junho de 2019. Esta pesquisa se define por ser um estudo teórico-empírico, exploratório e descritivo, qualitativo, com estudo de caso e análise de conteúdo. A pesquisa tem como principais resultados a valorização do cliente por meio das interações nas redes sociais, trazendo consigo a importância desse diálogo entre empresa e cliente em suas publicações no facebook. Outro resultado importante, é a preocupação com as diversidades, valorizando todas as diferentes culturas e tradições, sempre em busca de fazer seu cliente sentir-se importante para a empresa. A pesquisa contribui para que outras empresas adotem estratégias bem elaboradas para alcançarem seus clientes por meio das redes socias, promovendo a interação e buscando a valorização da marca a partir dessas ferramentas de apoio existentes.