Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar os hábitos, frequência e fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores de cervejas artesanais. Assim, a pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo, quantitativo, aplicado por meio de uma survey. O questionário foi enviado para pessoas da região oeste de Santa Catarina, e se obteve uma amostra final de 213 respondentes. Como principais resultados, identificou-se que o perfil dos respondentes é, em sua maioria, do gênero masculino, solteiro, jovens de até 30 anos e que estão cursando graduação. Além disso, foi percebido que os homens estão dispostos a desembolsar valores maiores para a compra de uma cerveja e iniciam o consumo mais cedo, enquanto as mulheres optam por cervejas mais baratas e iniciam o consumo mais tarde, além de beber menos, no que tange à quantidade e frequência, se relacionado aos homens. O público respondente considera importantes fatores de decisão de compra o sabor, aroma e opiniões dos amigos, enquanto dão pouca importância a premiações, origem e teor alcoólico da bebida. Por fim, conclui-se que a relação de consumo, valor investido, frequência e aspectos considerados importantes na escolha da cerveja ainda estão muito relacionados a questões regionais, ou seja, na região de estudo grande maioria ainda não possui o hábito de consumo de cerveja artesanal, já que preferem beber com quantidade e não qualidade.