DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO MERCADO DE EXPORTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Está se tornando cada vez mais importante e benéfico para as empresas a inserção no mercado externo, a fim de trazer maior estabilidade a organização e maior competitividade perante o mercado no geral. Desta maneira, com as micro e pequenas empresas não é diferente, muitas vezes começando essa participação no mercado estrangeiro a partir da exportação de seus produtos, mesmo com as dificuldades enfrentadas no caminho. O trabalho teve enfoque em uma amostra específica com o objetivo de compreender o processo de exportação e importação nas micro e pequenas empresas, identificando as dificuldades encontradas, os benefícios, assim sendo possível compreender como as mesmas estão perante o mercado. A metodologia empregada foi pesquisa descritiva e do estudo do caso com abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, estabeleceu-se que as maiores dificuldades encontradas era o acesso à informação e diversas burocracias existentes no processo, porém a motivação das organizações refere-se ao aprimoramento da qualidade do produto oferecido para estar de acordo com a normas de outros países, a competitividade a visibilidade da marca perante aos demais.