A FISIOTERAPIA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
O estudo enfatiza a importância da intervenção precoce e contínua para melhorar a coordenação, equilíbrio, habilidades motoras e integração social dessas crianças. Utilizando uma revisão de literatura abrangendo artigos publicados entre 2016 e 2023, foram selecionados seis estudos que abordam diferentes aspectos das intervenções fisioterapêuticas em crianças com TEA. Os resultados destacam que a fisioterapia, através de programas cinéticos personalizados e atividades lúdicas, promove melhorias significativas na independência funcional e na qualidade de vida das crianças autistas. As intervenções não apenas facilitam o desenvolvimento motor, mas também contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. A participação ativa dos pais e a adaptação contínua dos tratamentos às necessidades individuais de cada criança são cruciais para o sucesso das intervenções. O estudo conclui que a fisioterapia deve ser considerada uma parte essencial do tratamento para crianças com TEA, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e uma melhor integração social.
Referências
Zhang Y, XU Q, Li X, Xu X. An overview of autism spectrum disorder, heterogeneity and treatment options. Neuroscience bulletin, 2017, v. 33, n. 2, p. 183-193.
Azevedo A, Gusmão M. A importância da fisioterapia motora no acompanhamento de crianças autistas. Revista Eletrônica Atualiza Saúde Salvador, 2016, v. 2, n.2.
Oliveira CRA, Souza JC. Neurobiologia do autismo infantil. Research, society and development, 2021, v. 10, n. 1, e11910111495.
Arberas C, Ruggieri V. Autismo: Aspectos genéticos y biológicos [Autism. Genetic and Biological Aspects]. medicina (b aires), 2019; 79(suppl 1):16-21.
Bizzell E, Ross J, Rosenthal C, Duomont R, Schaaf R. Sensory features as a marker of autism spectrum disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 2020, 50(6), 2240–2246.
Freitas FGB, Gaia BLS. Atuação da fisioterapia em crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão da literatura. Diálogos em saúde, 2022.
Monteiro CE, Silva E, Sodré R, Costa F, Trindade AS, Bunn P, et al. The effect of physical activity on motor skills of children with autism spectrum disorder: a meta-analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, [s.l.], 2022, v. 19, n. 21, p. 14081.
Ferreirra J, et al. Efeitos da fisioterapia em crianças autistas: estudo de série de casos. Cadernos de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 2016, v. 16, n. 2, p. 24-32.
Mascarenhas MS, Oliveira EC, Santos GTS. A contribuição da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista. Cadernos de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 2021, 21(1), 129-143.
Rabolu E, Toma S. Physiotherapy in the complex rehabilitation process of children with autistic spectrum disorders. The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences, 2019.