Sobre a Revista

Periodicidade: Semestral

Submissões: Fluxo contínuo

Missão
A Revista de Ciências da Saúde – REVIVA (ISSN 2965-0232) é uma publicação do Centro Universitário FAI – UCEFF que possui a missão de divulgar o conhecimento da Área das Ciências da Saúde, com visão na abordagem multiprofissional e interdisciplinar. Destina-se a divulgação de evidências científicas de qualidade abrangendo as mais diversas áreas da Ciências da Saúde no âmbito da pesquisa básica, clínica e epidemiológica.O periódico é direcionado a professores, pesquisadores, profissionais da saúde e estudantes de graduação e pós-graduação, com o objetivo de auxiliar no crescimento científico-tecnológico da área e no processo de ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde.


Foco e escopo:

A Revista de Ciências da Saúde – REVIVA do Centro Universitário FAI – UCEFF tem como objetivo publicar trabalhos de pesquisa básica, clínica e epidemiológica. Como política editorial, aceita artigos inéditos, redigidos em português e/ou inglês apresentados exclusivamente à Revista, não devendo ser encaminhados, simultaneamente, a outro periódico. Eventualmente, publica anais com resumos de trabalhos apresentados em eventos na área da saúde.

Áreas de interesse:

1) Políticas públicas, educação em saúde e epidemiologia

Objetivo e escopo: é um espaço científico para discussões, debates, apresentação de pesquisas, exposição de novas ideias na área da saúde. Possui como objetivo principal, servir como uma base de informações cientificamente fundamentadas nos princípios da saúde pública e coletiva, englobando as políticas públicas, educação em saúde e epidemiologia, com a intenção de expandir continuamente o conhecimento na área. O escopo é, portanto, amplo, desde estudos originais em epidemiologia, ciências comportamentais relacionadas à saúde, pesquisa em serviços de saúde até relatórios metodológicos no planejamento, implementação e avaliação de programas.

2) Reabilitação oral, maxilofacial e implantes osseointegrados

Objetivo e escopo: espaço de discussão sobre as novas tecnologias empregadas nas próteses e implantes osseointegrados, além de avaliar o alcance na reabilitação estética e funcional do sistema estomatognático, no contexto clínico e laboratorial. O escopo visa abranger a cobertura de novas técnicas, desenvolvimentos importantes e ideias inovadoras em cirurgia oral e maxilofacial, prótese dentária e implantodontia. São aceitos artigos de aplicação prática que colaborem no desenvolvimento de métodos usados para lidar com cirurgia dentoalveolar, lesões e deformidades faciais, distúrbios da ATM, câncer oral, reconstrução da mandíbula, anestesia e analgesia.

3) Propriedades biomecânicas, físico-químicas e biocompatibilidade dos biomateriais e materiais odontológicos

Objetivo e escopo: O principal objetivo desta linha de pesquisa é colaborar com a tomada de decisão do cirurgião-dentista clínico, através de informações científicas de qualidade, sobre as propriedades biomecânicas, físico-químicas e biocompatibilidade dos biomateriais e materiais odontológicos. São aceitos manuscritos originais de pesquisa clínica e laboratorial de caráter básico e aplicado, que deem ênfase as propriedades ou desempenho de materiais odontológicos, além da inclusão de manuscritos que abordem novas tecnologias de aplicação em odontologia clínica e tecnologia de laboratório dentário.

4) Promoção, prevenção e reabilitação da saúde

Objetivo e escopo: espaço destinado ao compilado de ações que possam envolver a promoção, a prevenção, o tratamento e/ou reabilitação de condições de saúde-doença, seja no âmbito individual ou no âmbito coletivo. Preconizar-se-á o conhecimento científico com abordagem multiprofissional e interdisciplinar permitindo a existência de várias perspectivas teórico-metodológicas, com intuito de fomentar a discussão científica nessas esferas.

5) Desenvolvimento humano, saúde e educação

Objetivo e escopo: o objetivo é compilar resultados de pesquisas que oriundas de avanços no processo saúde-doença-cuidado, bem como no conhecimento e aplicabilidade de novos processos químicos e biológicos em saúde. Entende-se que a publicação de estudos com nuances epidemiológicas, assistenciais e educacionais em saúde, experimentais e aplicados é uma das maneiras de fornecer subsídios para qualificar a atenção à saúde de forma interdisciplinar.

6) Epidemiologia e processo saúde/doença

Objetivo e escopo: espaço com vistas a difundir o conhecimento acerca da epidemiologia que se aplica às ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de saúde pública, com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Processo de Avaliação pelos Pares:

  1. Os artigos originais submetidos à Revista de Ciências da Saúde – REVIVA que atenderem às normas de submissão serão avaliados por dois pareceristas  ad hoc na forma de double blind review (às cegas) .
  2. Cada artigo é analisado por, pelo menos, dois revisores, sendo avaliados pelo editor específico da área.
  3. Os editores trabalham de maneira independente e fazem parte da comunidade acadêmico-científica.
  4. Os revisores permanecerão anônimos aos autores, assim como os autores não serão identificados pelos revisores por recomendação expressa dos editores.                                                                         
  5. Os editores coordenam as informações entre os autores e os revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores.
  6. Quando aceitos para publicação, os artigos estarão sujeitos a pequenas correções ou modificações que não alterarão o estilo desenvolvido pelo autor.
  7. Quando recusados, os artigos são acompanhados por justificativa do editor e poderão ser submetidos novamente para edições posteriores, porém numa nova submissão.
  8. Os artigos submetidos à REVIVA e aprovados, serão publicados gratuitamente.