Resumo
A porca é uma poliéstrica anual, com cios éstricos de 21 dias, com ciclo éstrico dividido em quatro estágios: pró-estro e estro e metaestro e diestro. Ocorre o crescimento folicular, e os maiores, que produzem mais estrógeno, seguirão para ovulação. Na fase folicular, ocorre pulsos de GnRH provocando ovulação dos folículos, ficando mais reativos a gonadotrofinas e aumentam a liberação de estrógeno. É liberado LH e aumentam os receptores de FSH, permitindo que os folículos atinjam o tamanho préovulatório (há um pequeno pico de FSH no momento do pico de LH pré-ovulatório). Ocorre dessa forma o início da luteinização. O estro dura cerca de 2 a 3 dias. Após a ovulação, há o inicio da fase lútea. Se não houverem embriões, acontece a luteólise, caem as concentrações de progesterona e retorno da fase folicular. O macho produz cerca de 16 espermatócitos cada espermatogônia, onde cada espermatócito primário, origina um espermatócito de primeira ordem, que após a maturação irá gerar dois espermatócitos de segunda ordem e depois, 4 espermátides. Cada uma das espermátides, após a espermiogênese, originará um espermatozoide, tendo interferência do clima na qualidade do sêmen. O fotoperíodo induz mudanças no tamanho, peso e secreção testicular, produção espermática, atividade reprodutiva e fertilidade de machos. A sazonalidade pode alterar a função secretória das glândulas acessórias e influenciar a quantidade de fluído e a composição química do plasma seminal. Nas fêmeas os efeitos sazonais afetam a sua fertilidade, prejudicando o número de leitões nascidos vivos ou o número de leitões desmamados. O calor afeta as condições de escore corporal pelo menor consumo de alimento, e menor função endócrina pelo estresse térmico. Em épocas de menor incidência solar ocorrem disfunções no sistema hormonal, afetando o desenvolvimento folicular, limitando a secreção de progesterona e dificultando o desenvolvimento dos embriões. A época do ano em que nasce a fêmea também afeta a idade da primeira cobertura. Para reduzir esses efeitos as granjas vêm desenvolvendo estratégias de manejo para manter parâmetros semelhantes de temperatura e luminosidade durante o ano inteiro.
Referências
- ANDRÉS, M.M PIÑEIRO, C., DIAS, I., APARICIO, M. Qual a melhor idade para a primeira cobrição? Depende. Disponível em: https://www.3tres3.com.pt/artigos/quale-a-melhor-idade-para-a-primeira-cobric%C3%A3o-depende_9499/ Acesso em: 08 de agosto de 2022
- AREND, Lídia Sbaraini. Atualidades nos efeitos do fotoperíodo em leitoas de reposição e os impactos na performance reprodutiva. 2021. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA-2021) e VIII International Symposium on Animal Biology of Reproduction – Joint Meeting, Belo Horizonte. Disponível em: http://www.cbra.org.br/portal/downloads/publicacoes/rbra/v45/n4/p.286-295.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.
- BORTOLETTO, Camila et al. PRINCIPAIS CAUSAS DE PROBLEMAS REPRODUTIVOS EM PORCAS. 2015. REVISTA CIENTÍFICA DE MEDICINA
- VETERINÁRIA-ISSN:1679-7353. Disponível em:
- http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/hy3WchVPONnnj6j_201 4-7-27-16-50-23.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.
- DA SILVA, Emanuel Isaque Cordeiro. Definição de Conceitos Básicos na Reprodução Animal: Fertilidade, Fecundidade e Prolificidade-Suínos. 2020.
- DÍAZ, I., ANDRÉS, M. A., APARÍCIO, M., PIÑEIRO, C. Importância da luz na exploração. Disponível em: https://www.3tres3.com.pt/artigos/importancia-da-luz-naexplorac%C3%A3o_11349/ Acesso em: 08 de agosto de 2022.
- GALVÃO, Andria Tavares et al. Bem-estar animal na suinocultura. 2019. V.13, n.3, a289, p.1-6. Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/Bem-estaranimal-na-suinocultura-1.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.
- ILLAS, F. Diagnóstico no escuro: descida pontual da fertilidade no verão, 2019. Disponível em: https://www.3tres3.com.pt/artigos/diagnostico-noescuro-descidapontual-da-fertilidade-no-ver%C3%A3o_12070/. Acesso em: 08 de agosto de 2022
- LEAL, M. de JESUS, Avaliação de técnicas de indução de cio em porcas nulíparas, Instituto politécnico de Coimbra, Coimbra, 2021
- SHIOMI, Hugo Hideki. ASPECTOS SEMINAIS DE SUÍNOS DA RAÇA PIAU: SAZONALIDADE E CRIOPRESERVAÇÃO. 2018. 95 f. Tese (Doutorado) - Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2018. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/22524/1/texto%20completo.pdf. Acesso em: 23 out. 2022.