ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA PARA PALMITINHO/RS: ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UMA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA
Resumo
O modelo educacional ofertado atualmente para a população do campo possui um grande distanciamento do que seria
ideal para o contexto rural, sendo que as iniciativas propostas
pelo Estado para a educação são pensadas a partir da realidade
urbana. O seguinte trabalho trata-se de um estudo preliminar
para um anteprojeto da Escola Técnica Agrícola para o município de Palmitinho, no Rio Grande do Sul. A Escola Agrícola
é uma modalidade escolar que oferece uma educação contextualizada através da aplicação de princípios da educação do
campo a partir de práticas agrícolas aliadas à teoria, sendo que
os alunos também participam de aulas do currículo da matriz
exigida pelo Governo Federal. A Escola oferece a formação no
Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, e irá possuir instalações agroecológicas, de caráter educativo e que irão
auxiliar na alimentação da própria escola, a fim de incentivar
os jovens as práticas rurais e valorizar a vida no campo através
do espaço educacional. Os objetivos específicos buscam compreender a relação entre arquitetura escolar e a arquitetura
no ambiente rural, analisar dois estudos de casos pertinentes
à temática, definir um terreno para a inserção do anteprojeto
que conceda a integração entre o rural e o urbano, conhecer as
diretrizes legais, normas e legislação para a elaboração de um
programa de necessidades. O método de pesquisa seguido para
este trabalho é de caráter qualitativo para obter informações
sobre as motivações, as ideias e comportamentos do tema definido. O resultado será um projeto que propõe espaços educativos e de produção agroecológica apropriados para o contexto
local, auxiliando a repensar as formas de se viver, aprender e
ensinar no campo.