n. 12 (2024)
Artigos

CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Daniel Mateus Müller
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Éder Luis Heberle
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Adilson José Fabris
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Douglas Flach
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Gilberto Antônio Niederle
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.

Publicado 2025-01-28

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a produção científica no campo da contabilidade gerencial diante das publicações entre os anos de 2016 a 2023 na base de dados Spell. Trata-se nesse caso, de um estudo bibliométrico, caracterizado como descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. A base de dados utilizada foi a plataforma Spell – Scientific Periodicals Electronic Library. Foram encontrados 72 artigos, 140 autores e 36 periódicos especializados. O critério de busca utilizado foi o descritor “Contabilidade Gerencial” no título e o filtro dos anos de 2016 a 2024. Utilizou-se a ferramenta Excel para elaborar o gráfico e as tabelas. Os resultados indicaram que as publicações acerca do tema tiveram maior destaque no ano de 2019, com 15 publicações; a autora que mais contribuiu nas pesquisas foi Ilse Maria Beuren, com 3,13% do total dos artigos analisados. A Universidade de São Paulo se destacou como a mais produtiva das Instituições de Ensino com um percentual de 13,38%; e o periódico que mais publicou sobre o tema foi a Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - REPeC, representando 9,72%. O construto mais utilizado foi Contabilidade Gerencial, com 17,80%; e no objeto de pesquisa foram as empresas, com um percentual de 29,17%. Na classificação para os objetivos, ficou em evidência, os descritivos, com 52,78% do total analisado. Conclui-se que este trabalho pode ser explorado em profundidade através da análise bibliométrica, demonstrando uma contribuição para o conhecimento acadêmico e profissional.