n. 12 (2024)
Artigos

POLÍTICA DE COBRANÇA DE INADIMPLÊNCIA: ESTUDO NAS EMPRESAS ASSOCIADAS NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE SÃO JOÃO DO OESTE (ACISJO)

Giane Finger
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil
Viviane Teresinha Broc
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil
Adilson José Fabris
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil

Publicado 2024-11-07

Resumo

O cenário econômico em recessão, o baixo crescimento do PIB e o desemprego elevado contribuem para o aumento no parcelamento de compras dos brasileiros. Estudos apontam que o país começou o ano de 2017 com quase 60 milhões de pessoas inadimplentes, correspondendo a aproximadamente R$ 270 bilhões em dívidas atrasadas. Conhecendo o impacto negativo que os créditos inadimplentes causam no caixa das empresas, a presente pesquisa possui como objetivo geral identificar as políticas de cobrança de inadimplência adotadas pelas empresas associadas à Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste (ACISJO). A metodologia utilizada quanto a natureza é teórica empírica, é descritiva quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa, sendo utilizado o procedimento de levantamento de dados. A população da pesquisa é composta pelas 86 empresas associadas na ACISJO, tendo como amostra 58 empresas que se dispuseram a responder a pesquisa, correspondendo a 67,44% da população. Os resultados demonstram que 63,80% das empresas possui uma política de crédito e 65,52% tem estabelecido política de cobrança. Quanto ao índice de inadimplência, 12 empresas possuem mais de R$ 20.000,00 em contas atrasadas a receber. A principal causa da inadimplência, segundo os associados, é a má fé dos clientes, seguido pela falta de controle financeiro dos mesmos. Conclui-se quanto ao objetivo geral, que a maioria dos associados adotam políticas de crédito e cobrança, entretanto, é necessário realizar uma conscientização dos procedimentos ideais a serem seguidos, para aumentar a probabilidade de recebimento das vendas feitas a prazo.