n. 12 (2024)
Artigos

PRINCIPAIS CUSTOS DE EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS

Marceline Wermuth Beckenkamp
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Adilson José Fabris
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.

Publicado 2024-11-07

Resumo

A atividade exportadora tem diversas vantagens tanto para as empresas com o aumento de sua visibilidade e competitividade, quanto para o país no superávit da balança comercial, além da geração de emprego e renda. Em um mercado globalizado e altamente competitivo, a exportação se torna uma estratégia contra a concorrência estrangeira essencial para as empresas que procuram crescer e se desenvolver. O presente estudo objetivou realizar um estudo bibliométrico nos artigos disponíveis na base de dados Scielo e Spell acerca do impacto dos Custos de Exportação nos produtos brasileiros. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, exploratória e análise de conteúdo. Na análise dos 33 artigos da base de dados Spell e Scielo observou-se que a maioria (36,36%) dos estudos utilizou método qualitativo, ainda, foram elaborados (2,13%) por dois ou três autores. Os resultados demonstram que (91,49%) a maioria dos autores possui somente uma publicação na área. As IES com maior número de periódicos são a USP e a UFMG; quanto ao ano, em 2012 encontrou-se o maior número de artigos, sendo que a revista Organizações Rurais e Agroindustriais e a Revista Gestão e Produção são os periódicos que mais se destacam; o construto mais encontrado é Exportação. Por meio desta pesquisa conclui-se que não existem muitos estudos sobre os Custos de Exportação de Produtos Brasileiros, entretanto é uma área em potencial expansão.