Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar os principais impactos da pandemia da COVID-19 nas micro e pequenas empresas do Oeste Catarinense. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza teórica, com abordagem quantitativa. O procedimento de coleta de dados ocorreu por meio de um estudo de campo, sendo a população composta por trinta e cinco gestores de micro e pequenas empresas localizadas na região Extremo-Oeste de Santa Catarina. Os resultados indicaram que essas empresas já possuíam algumas dificuldades antes da pandemia, com destaque para a ausência de mão de obra qualificada. Com a pandemia da COVID-19, as dificuldades passaram a ser outras, como falta de clientes, dificuldade em vendas e a ausência de conhecimentos em mídias digitais. Esses impactos negativos foram decorrentes do isolamento social e das intempéries das empresas no mundo de vendas online. Por isso, ao analisar as ações tomadas pelas MPEs para superação dos desafios, os investimentos em marketing, redes sociais e vendas online foram prioridades, juntamente com o corte de custos. De uma maneira geral, se percebeu que a pandemia exigiu das empresas a adequação ao e-commerce, que já era uma tendência em crescimento, mas que foi acelerada com a pandemia.