n. 12 (2024)
Artigos

EDUCAÇÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA BASE DE DADOS SPELL

Vanessa Helena Weiss
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
Cristian Samuel Wandscheer
Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.

Publicado 2024-11-05

Resumo

A educação financeira capacita a população a administrar de forma adequada o seu capital, apesar disso, de maneira geral, o nível de educação financeira no Brasil ainda é muito escasso. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo são quais as características dos artigos científicos sobre educação financeira na base de dados spell, publicados de janeiro de 2019 a janeiro de 2024. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliométrica, com 64 publicações utilizando a abordagem qualitativa. Inicialmente, destacou-se que o ano com mais publicações sobre a temática foi no ano de 2022, no qual foram publicados 18 artigos. Ainda se analisa que o periódico com a maior quantidade de publicações foi REGS que efetuou a publicação de 4 artigos; em relação às instituições, pode-se destacar a (UFU) com um total de 6,06%. Complementarmente, destaca-se que 94,75% dos autores publicaram apenas um artigo relacionado ao tema. Verifica-se que a maioria dos artigos analisados toma a abordagem quantitativa como metodologia e que 36,62% dos dados coletados foram por meio de questionários. Por fim, acentua-se que as palavras mais frequentes nos artigos foram “financeira”, “educação” e “gestão”. Pode-se deduzir que, conforme dados apresentados nos artigos analisados, a temática educação financeira vem se desenvolvendo significativamente ao longo dos anos entre o público. Uma quantidade crescente de artigos relacionados ao tema evidencia a importância de identificar as características dessas publicações. Por meio de uma análise sistemática dessas características, é possível obter uma compreensão abrangente do estado atual da pesquisa sobre educação financeira.