Resumo
Apesar de o cooperativismo ter tido início ainda na revolução industrial, existem muitas lacunas de estudos sobre o tema, pois nas últimas décadas, que o mesmo foi visto com princípios semelhantes a empresas, que por vez, precisam criar vínculos de relacionamento com seus clientes, e principalmente por ser percebido que a lealdade entre a instituição e os cooperados é muito maior do que em empresas com fins lucrativos. Para isso, o marketing passou a ser foco para as cooperativas também, pois o marketing digital já não é mais um diferencial; é uma necessidade para as empresas, pois através dele e do marketing de relacionamento os usuários conseguem perceber os valores da organização através das publicações, e assim criar familiaridade com a mesma. Esse estudo tem como objetivo analisar a relação entre uma cooperativa de crédito e as campanhas de marketing e relacionamento realizadas nas redes sociais. Utilizou-se de uma metodologia qualitativa, descritiva, operacionalizada através de um estudo de caso, com análise de conteúdo. Com isso foi possível perceber de que a empresa possui uma interação baixa com os usuários se comparado com a quantidade se seguidores, mas a mesma, tem a capacidade de com suas publicações mostrar sua efetividade na divulgação dos seus valores. Conclui-se ainda que publicações em que os colaboradores ou pessoas conhecidas na sociedade, e também, fotos de ações já realizadas, é o que mais gera envolvimento dos usuários.