Resumo
O presente estudo buscou identificar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor para as suas compras on-line. Neste contexto, fez-se uso de uma pesquisa quantitativa e descritiva, aplicada por meio de um questionário com 200 respondentes. A pesquisa dividiu-se em duas etapas, buscando identificar o perfil do consumidor e os fatores relevantes para a decisão de compras nas redes sociais. O perfil do consumidor se deu pelo público feminino com faixa etária de 18 a 25 anos, solteiras, com renda familiar acima de R$ 1.000,00 e ensino superior completo ou incompleto. Os resultados da segunda etapa indicaram que a intenção de compra e de comportamento dos consumidores está mais presente no cotidiano; além de ter uma facilidade de uso percebida e uma utilidade cada vez mais frequente, tornando-se algo naturalizado no mundo atual. Adiante, outros pontos relevantes são a questão dos riscos que vêm diminuindo e a confiança nestas compras aumentando, além da influência social que todos estão passando na atualidade, muitas vezes sem perceberem este fato. A principal contribuição deste estudo para as empresas está em sugerir que as mesmas possam se basear nos resultados para tomar decisões estratégicas buscando melhorar a abrangência de suas vendas online.