OS PROFESSORES ESTÃO SATISFEITOS? UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE SANTA CATARINA
Resumo
encontra especialmente nas transformações que a mesma tem sofrido nos últimos tempos, uma vez que as mudanças ocorridas nesse meio podem refletir de forma negativa o desempenho das atividades e gerar uma certa insegurança e descontentamento dos docentes, sendo que, esses fatores possuem uma probabilidade elevada de desencadear a insatisfação. Com isso, para os docentes e Instituições é importante identificar elementos que fazem parte do contexto como a satisfação no trabalho e compreender o quanto ela impacta diretamente o decorrer das atividades rotineiras e a profissão num todo, bem como, quais os fatores que estão relacionados a satisfação dos docentes (NGIRANDE; MJOLI, 2020). A relevância do estudo se encontra no fato de que a satisfação no trabalho interfere e muito na saúde do profissional e na qualidade de vida. Além de, possibilitar vantagens competitivas, uma vez que, quando se conta com colaboradores satisfeitos, estes serão mais produtivos e engajados. O que para as empresas é uma oportunidade de realizar mudanças que venham a agregar positivamente no ambiente de trabalho (CALLEFI; TEIXEIRA; SANTOS, 2021).
MÉTODOS: Este estudo se propõe em identificar os fatores de satisfação no trabalho dos docentes que estão atuando de forma presencial, semipresencial e EAD nas duas Unidades da Instituição de Ensino Superior localizada no oeste de Santa Catarina. Realizou-se um estudo teórico-empírico, descritivo e quantitativo, operacionalizado por meio de uma survey. Considerou-se a amostragem não probabilística. Para coleta de dados utilizou-se o modelo de Walton (1973) - Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho e o questionário de Pieper e Bragato (2021) com questões referentes a Pandemia da Covid-19, os dados foram lançados na planilha Excel for Windows, contendo as respostas categóricas e numéricas do questionário sociodemográfico e profissional e os escores obtidos na EAQVT agrupados por dimensões e analisados separados por dimensões. RESULTADOS: Os resultados apontam que os professores estão satisfeitos no que diz respeito a fatores como o salário, as condições de trabalho, capacidades, oportunidades, integração social, constitucionalismo, espaço que o trabalho ocupa na vida, relevância social e impactos da pandemia. A Instituição na visão dos docentes conta com um espaço seguro, e que concede abertura para que os docentes tomem suas próprias decisões quanto ao ensino que aplicam e desenvolvem suas atividades de forma natural, participando ativamente do colegiado. Valorizam o relacionamento da Instituição com a Comunidade e reconhecem como um diferencial estratégico da Instituição. Por fim, sentem a necessidade de flexibilidade dos horários para a melhoria da qualidade de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em termos práticos, este trabalho pode ser um suporte de tomada de decisão da Instituição, uma vez que indica vieses importantes sobre a satisfação dos professores, gerando decisões mais assertivas e eficazes no que se relaciona a política de tratamento dos docentes. Ainda se sugere que se mantenha estudos de clima organizacional, para que se possa ir sentindo as novas demandas e direcionar ações pontuais para a melhoria da gestão do colegiado. Por fim, é necessária a expansão, o aprofundamento e a continuidade de estudos que enfoque a satisfação no trabalho, uma vez que as pessoas são estratégicas para os negócios.