2022: Edição Especial - 5º Inova e 7º Agrotec
Resumos Expandidos

GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOBRE AÇÕES DE ENGAJAMENTO SOB PERCEPÇÃO DE LÍDERES DE EQUIPES

Publicado 2022-12-08

Resumo

INTRODUÇÃO: A gestão de pessoas ocorre em diversos contextos da organização, e os líderes são os responsáveis em influenciar pessoas, promover o desempenho individual e coletivo, assim como desenvolver o engajamento no trabalho. A partir da gestão de pessoas possibilita-se compreender melhor sobre a satisfação do colaborador em relação às suas atividades e aumentar de forma significativa a produtividade e estabelecer vantagens competitivas. OBJETIVO: Analisar quais são as ações empregadas por líderes na gestão de equipes. MÉTODOS: Desenvolveu-se um estudo de natureza teórico-empírico com objetivo descritivo e uma abordagem qualitativa através de estudos de casos. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas individuais com um roteiro de perguntas semiestruturadas. A população da pesquisa foram 5 indivíduos atuantes em cargos de liderança, atendendo a duas diretrizes: pertencer ao cargo de liderança por pelo menos 3 anos; liderar equipes igual ou superior a 5 colaboradores. Os profissionais foram escolhidos pela acessibilidade. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. RESULTADOS: Realizar conversas, reuniões e proporcionar voz ativa são ações que visam incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe. Quanto à forma para demonstrar que atingir as metas é importante, destaca-se a propagação clara das informações e a possibilidade de acesso e conhecimento das metas. Em relação às ações realizadas com finalidade de gerar comprometimento e engajamento, aponta-se que a transmissão de confiança e a importância de cada função. Além disso, os esforços da equipe são reconhecidos através de elogios e pelo destaque dos resultados como responsáveis. Referente a criatividade dos colaboradores, os líderes desafiam, envolvem e demonstram autonomia nas atividades do dia-a-dia, assim como esclarecem as regras e normas conduzindo a repetições e exemplos para que os mesmos sigam as normas estabelecidas. Por conseguinte, para os colaboradores adquirirem novos conhecimentos dentro da empresa, os líderes incentivam e realizam treinamentos e capacitações, assim como, desenvolvem a visão e conhecimento do todo. Relativo ao crescimento pessoal, os líderes sinalizam que geraram oportunidade e realizam o desenvolvimento individual. No que se refere ao interesse pelo sentimento dos colaboradores é evidenciado que a valorização do capital humano e o relacionamento próximo com o indivíduo é praticado pelos líderes. Quanto ao feedback, os resultados demonstram que o mesmo ocorre sempre com transparência e honestidade. De forma ampla, as ações que proporcionam engajamento à equipe são a proximidade do líder e liderado, bem como a participação da equipe e o sentimento de pertencimento. Enfim, como forma de exemplo aos colaboradores, os líderes mantêm-se engajados pelo amor à função e pela essência de liderar. CONCLUSÃO: As principais ações adotadas pelos líderes para gerar o engajamento é o trabalho humanizado por meio da igualdade, respeito, empatia, transparência, clareza das informações, troca de opiniões, voz ativa do grupo, valorização do capital humano, oportunidades de crescimento, reconhecimento, liberdade, participação da equipe na tomada de decisões, o destaque como os verdadeiros propulsores dos resultados alcançados, o interesse genuíno do desenvolvimento de cada colaborador, portanto, a principal ação é o relacionamento muito próximo com cada membro da equipe.