2022: Edição Especial - 5º Inova e 7º Agrotec
Resumos Expandidos

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A VIDA FINANCEIRA A PARTIR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado 2022-12-08

Resumo

INTRODUÇÃO: Em uma sociedade endividada, compreender a importância de lidar com as finanças pessoais desde cedo é imprescindível. A educação financeira vinculada às séries iniciais do ensino fundamental, permite que as escolas ofereçam aos seus alunos princípios básicos de como lidar com o dinheiro, para que assim, conquistem um futuro mais próspero. OBJETIVO: Analisar como se encontra a educação financeira nas séries iniciais do ensino fundamental. MÉTODOS: Essa pesquisa classifica-se como um estudo teórico-empírico e objetivo descritivo, os procedimentos metodológicos terão uma abordagem quantitativa, sendo que a mesma será operacionalizada através de uma survey. A população da pesquisa foi definida por crianças, pais e professores.  Obteve-se a resposta de 144 educandos matriculados do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, 184 pais que possuem filhos matriculados no ensino fundamental e 26 professores atuantes do ensino fundamental. A pesquisa para crianças foi aplicada em uma escola pública do Oeste de Santa Catarina, com educandos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, de forma presencial. Já os pais precisavam ter filhos matriculados no ensino fundamental e os professores atuantes do ensino fundamental., onde foi enviado um link via WhatsApp, Facebook e Instagram. Posteriormente, os dados coletados foram processados em uma planilha do Microsoft Excel, onde foram realizadas as análises estatísticas simples, através de representações por quadros. RESULTADOS: A pesquisa revelou que 53,26% dos pais e 57,69% dos professores consideram muito importante atribuir a educação financeira nas disciplinas do ensino fundamental, 88,89% dos educandos apoiam a introdução de uma matéria para falar sobre educação financeira, a fim de que saibam gastar corretamente seu dinheiro. Os resultados sugerem também, que é da família que os primeiros conhecimentos financeiros acontecem. 53,80% dos pais, 65,38% dos professores e 60,42% dos educandos, afirmam ter adquirido conhecimentos financeiros com a família, o que ressalta a importância da educação financeira em tal âmbito. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os principais resultados apontam que os respondentes reconhecem a importância de receber orientação ainda na infância sobre educação financeira. Ficou evidenciado nos resultados que quanto maior a presença da educação financeira nas escolas, maior será a formação de indivíduos conscientes financeiramente. Destaca-se, que na escola onde fora realizada a pesquisa dos alunos, já existe a implantação da disciplina Economia Financeira na grade curricular, que possui como objetivo, trazer a importância da educação financeira para os educandos. Percebe-se que é através de tais conhecimentos, que as crianças compreenderão melhor a relação entre trabalho e a conquista de um salário, assim como, controlar os gastos e fazer planos para gastar o dinheiro de forma controlada e assertiva. Tal abordagem ocorre de maneira prática, a partir de exemplificações da vida cotidiana, a fim de instigar os educandos a aprender. Assim, quanto maior for o posicionamento dos pais e da escola, mais as crianças irão construir comportamentos financeiros saudáveis, e se tais não se posicionarem desta maneira, as crianças também não seguirão este comportamento. Ou seja, é necessário criar relações com a educação financeira desde cedo, pois assim, as crianças construirão atitudes mais racionais durante sua formação.