v. 2 (2023)
Artigos

PRODUÇÃO EM BANDAS: IMPACTO E DESAFIOS SANITARIOS E DE PRODUÇÃO

Publicado 05/05/2023

Resumo

Há pouco tempo, a suinocultura vem se preocupando com o bem-estar dos animais e em como aumentar sua produtividade, devido a crescente demanda nacional e mundial da proteína. Tendo em vista que, os consumidores e investidores demonstram preocupações com a área, surgem alternativas para a exploração do desenvolvimento animal, o desmame em bandas se torna extremamente pertinente nesta questão. O Brasil entra em destaque como 4º maior produtor da proteína suína, essa expansão é reflexo da grande demanda de alimentos hodierna, tal questão desencadeia considerações a respeito da melhoria na qualidade do produto, redução dos custos e alta abrangência na mão de obra qualificada, intensificando assim, manejos que visem acelerar o processo de produção. O desmame em bandas surge como um agrupamento de animais que, estão no mesmo estado fisiológico, aumentando a eficiência e, consequentemente, otimizando funções. O cenário atual na suinocultura brasileira tendência a favorecer a limpeza e desinfeções de enfermidades tencionando diminuir as pressões de infeções presentes no ambiente, nesse contexto, o manejo em bandas proporciona eximir tempo para o vazio sanitário ocorrer de forma satisfatória. É sabido que a ocorrência de doenças em granjas acarreta em prejuízos financeiros e perdas significativas de produção, visto que, além de diminuir o desempenho dos suínos devido a baixa no ganho de peso e uma piora na conversão alimentar, temos um maior custo na produção e gastos desnecessários com medicamentos além de levar a óbito alguns animais.

Referências

  1. BORTOLOZZO, F. P., WENTZ, I., MELLAGI, A. P. G., ULGUIM, R. R., TAMANINI, M. S. C., WOLF, L. M., BARCELLOS, D. E., Avanços em Sanidade Produção e Reprodução de Suínos VI. SUNSUI. PUCS, MAIO/2022.
  2. BROOM, D. M.; FRASER, A. F. Comportamento e bem-estar dos animais domésticos. 4. ed. São Paulo: Manole, 2010.
  3. CONSUITEC/MSD Saúde Animal. Manejo em bandas e formação de lotes. Disponível em: Acesso em: 08 nov. 2022.
  4. Dias, A. C. C.; Alvarenga, A. L. N.; Fontana, D. Manejo em bandas e otimização do proceso produtivo na granja. VIII Simpósio Brasil Sul de Suinocultura. 2015.
  5. DIAS, A. C. C.; ALVARENGA, A. L. N.; FONTANA, D. Manejo em Bandas e
  6. Otimização do Processo Produtivo na Granja. VIII Simpósio Brasil Sul de Suinocultura. 2015.
  7. ENGORMIX. Manejo em bandas na suinocultura. Disponível em: Acesso em: 08 nov. 2022.
  8. Felício, R. Sistema de produção em bandas. In: Produção de suínos: teoria e prática. 1 Ed. 2014.
  9. FELÍCIO, R. Sistemas de produção e planejamento de instalações na suinocultura: sistema de produção em bandas. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE SUÍNOS (Coord.). Produção de suínos: teoria e prática. Brasília, DF: ABCS, 2014. p. 125-132. Disponível em: Acesso em: 08 nov. 2022.
  10. Fontana, D. A importância do vazio sanitário e como o manejo em lotes pode ajudar – Parte 2. ACSURS Informa, Informativo da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul. Ed. 546, Ano 14. 2014b.
  11. Rosas Valverde, M.L., Lorenzo González, J.L. Manejo de bandas de 3 semanas. 2006.
  12. SCHNEIDER,L.I; QUADROS, A.B;OLIVEIRA,V;SANTOS, S.M. Manejo de
  13. Suínos em Bandas. Setor de Suínos UFSM, 25 de ago. de 2020.