n. 10 (2022)
Artigos

MERCADO DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:: UM ESTUDO SOBRE AS ESPECIFICIDADES E PERCEPÇÕES DAS GERAÇÕES

Rosiane Oswald Flach
Uceff Itapiranga
Biografia
Suzana Maysa Fidencio Pinheiro
Uceff Itapiranga
Biografia
André Klunk
Uceff Itapiranga
Biografia
Otília Maria Dill
Uceff Itapiranga
Biografia

Publicado 2022-11-07

Palavras-chave

  • Mercado de trabalho.,
  • Ambiente multigeracional.,
  • Gerações.

Resumo

Este artigo enuncia as quatro gerações atuantes no mercado de trabalho, dentro do contexto de compreender as suas características, conflitos geracionais e como as gerações encaram o trabalho. A proposta do estudo é identificar quais são as especificidades das gerações Baby Boomers, X, Y e Z, bem como pontuar quais são as suas percepções sobre as diferentes gerações. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórico-empírica, quantitativa e descritiva aplicada por meio de um questionário com 183 profissionais atuantes no mercado de trabalho. A partir das análises do questionário, conclui-se que as gerações têm percepções diferentes em relação aos atributos analisados e que são mais semelhantes às gerações antecessoras, as Gerações Baby Boomers e a Geração X tendem a permanecer mais tempo dentro das organizações e prezam mais pela estabilidade na vida profissional, no entanto as Gerações Y e Z tiveram a possibilidade de um leque maior de oportunidades de desenvolvimento, estão sempre conectadas e se adaptam rapidamente a mudanças, trazem habilidades importantes consigo, mas tendem a representar uma rotatividade maior. Os principais desafios encontrados são a questão das mudanças de gerações em um período curto de tempo e os reflexos que nos indicadores das organizações.