http://revistas.uceff.edu.br/conexao/issue/feedRevista Conexão2024-09-10T20:38:24+00:00Open Journal Systemshttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/307GESTÃO RURAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NAS BASES DE DADOS SPELL E SCIELLO 2023-06-06T23:09:12+00:00Darlei Kappesdarlei_kappes@yahoo.deEder Luis Heberleeder@uceff.edu.brRafael Ferlarafaelferla@live.comSadi Jose Reckziegelsadi@uceff.edu.br<p>O objetivo geral do estudo consiste em verificar o perfil bibliométrico dos artigos nacionais relacionados ao tema de gestão rural dentro da área de atuação da contabilidade encontrados nas bases de dados SPELL e SCIELLO. O artigo classifica-se como bibliográfico quanto aos procedimentos, em relação ao objetivo o estudo é exploratório e quanto à abordagem o estudo é qualitativo. A amostra final é composta por 63 artigos. Para a análise de dados foram utilizados tabelas e gráficos além da aplicação da Lei de Lotka e Bradford. Em relação aos resultados, no ano de 2014 foi o ano de maior publicação com 14,28% do total de artigos analisados; Campos e Kruger foram os autores mais incipientes sobre o tema, publicando 3 artigos cada; quanto aos periódicos, foi constatado que a Revista de Economia e Sociologia Rural – RESR publicou a maioria dos artigos (9), representando 14,29% do total das obras analisadas, seguida do periódico Gestão & Regionalidade e Gestão e Sociedade, ambas com 6 publicações, o que condiz com a pesquisa, uma vez que o foco de publicações estão centradas a gestão do meio rural. Além disso as palavras-chaves, “Desenvolvimento Rural” e “Agricultura Familiar” foram evidenciados com a maior frequência (9) e (6) respectivamente, representando ligação direta com o tema pesquisado.</p>2023-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/532PLATAFORMA ROBÓTICA INTERATIVA DE APRENDIZAGEM REMOTA2024-02-28T14:02:13+00:00Velcir Barcarolivelcir@uceff.edu.brTaiane Tais Habitzreitertaiane.nead@uceff.edu.brGustavo Minuzziguhkloh40@gmail.comOsmarildo Pavianiosmarildo@uceff.edu.br<p>Pensamento computacional no mundo contemporâneo é uma habilidade fundamental para qualquer um, não apenas para cientistas da computação. Juntamente com a leitura, a escrita e a aritmética, sugere-se adicionar o pensamento computacional na habilidade analítica de cada criança. A Robótica Pedagógica, que é caracterizada por ambientes de aprendizagem onde o aluno pode montar e programar um robô, poderá ser um caminho para disseminação do Pensamento Computacional. Acredita-se que este trabalho oportuniza a jovens da Educação Básica o contato com tecnologias digitais e atuais, favorecendo o desenvolvimento do pensamento computacional entre eles.</p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/250COMPRAS ON-LINE: QUAIS FATORES INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.2023-05-08T23:42:00+00:00Carline Ternuscarline@uceff.edu.brDaniele Flachcarline@uceff.edu.br<p><span class="TextRun SCXW191639139 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">O presente estudo buscou identificar os fatores que influencia</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">m </span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">o comportamento do consumidor para as suas compras </span></span><span class="TextRun SCXW191639139 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">on</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">-</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">line</span></span><span class="TextRun SCXW191639139 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">. Neste contexto, fez-se uso de uma pesquisa quantitativa e descritiva, aplicada por meio de um questionário com 200 respondentes. A pesquisa dividiu-se em duas etapas, buscando identificar o perfil do consumidor e os fatores relevantes para a decisão de compras nas redes sociais. O perfil do consumidor se deu pelo </span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">público</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0"> feminino com faixa etária de 18 a 25 anos, solteiras, com renda familiar acima de R$ 1.000,00 e ensino superior completo ou incompleto. Os resultados da segunda etapa indicaram que a intenção de compra e de comportamento dos consumidores está mais presente no cotidiano</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">;</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0"> além de ter uma facilidade de uso percebida e uma utilidade cada vez mais frequente, tornando-se algo naturalizado no mundo atual. Adiante, outros pontos relevantes são a questão dos riscos que vêm diminuindo e a confiança nestas compras aumentando, além da influência social que todos estão passando na atualidade, muitas vezes sem perceberem este fato. A principal contribuição deste estudo para as empresas está em sugerir </span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">que as mesmas possam se basear nos resultados para tomar decisões estratégicas buscando melhorar a abrangência de suas vendas online. </span></span><span class="EOP SCXW191639139 BCX0" data-ccp-props="{"201341983":0,"335551550":6,"335551620":6,"335559739":0,"335559740":240}"> </span></p>2023-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/530MUDANÇAS DO PROTOCOLO IPV4 PARA O NOVO IPV62024-02-28T13:57:35+00:00Juliano Ferreira Drehmerjulianodrehmer@uceff.edu.brVelcir Barcarolivelcir@uceff.edu.brGustavo Minuzzi Klohguhkloh40@gmail.comOsmarildo Pavianiosmarildo@uceff.edu.brIlvacir Franceschiilvacir@gmail.com<p>A internet é algo que tem feito muito bem para a sociedade e para os indivíduos, as pessoas usam a rede para aprender, para trabalhar, para fazer negócios, para se divertir e se relacionarem, todos concordam que a internet é algo bom e ela deve ser preservada e deve continuar a se desenvolver, a internet depende de tecnologia para funcionar ela usa um protocolo que é um conjunto de regras para os computadores e outros dispositivos se conversarem entre si, o coração de internet é o protocolo IP ou internet protocol, ele é responsável por dar um endereço numérico a cada dispositivo conectado na rede, permitindo que as informações achem seu destino, desde 1983 a internet usa o IP versão4 ou IPv4, mas praticamente não existem mais IPs para conectarem dispositivos, computadores ou pessoas, é necessário mudar alterar o coração da rede para que ela possa continuar crescendo e evoluindo, a internet precisa do IPv6, originalmente oficializado em 6 de junho de 2012 o estudo vai exibir principais diferenças entre os protocolos, porque acabaram os endereços validos do mundo, mudanças que foram realizadas e as que estão para acontecer. Porque deve ser implantada a mudança do IPv4 para o IPv6.</p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/311EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A VISÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS, EM RELAÇÃO A VIDA FINANCEIRA FAMILIAR2023-06-07T00:06:10+00:00Sadi Jose Reckziegelsadi@uceff.edu.brLuciane Drebelluciane.drebel19@gmail.comRosiane Oswald Flachrosiane@uceff.edu.brRafael Ferlarafaelferla@uceff.edu.brLeonei Rotherleonei@uceff.edu.br<p>A educação financeira é uma ferramenta valiosa na qual os indivíduos recebem informações, orientações e concepções referentes ao comportamento financeiro, com o objetivo de auxiliar os usuários ou consumidores na boa gestão de seus recursos financeiros. O objetivo principal deste artigo é analisar a visão de jovens universitários devidamente matriculados em Instituições de Ensino Superior do Oeste de Santa Catarina. Para tanto, abrange estudantes de diferentes cursos, com o intuito de entender a visão dos universitários sobre a vida financeira familiar em aspectos de consumo, crédito, investimentos e tomada de decisão. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza teórica empírica, descritivo quanto ao seu objetivo e quantitativa quanto aos seus resultados, cuja forma de aplicação se deu por meio de questionário. Desta forma, o conhecimento financeiro do público alvo e a sua concepção referente ao conhecimento e a gestão financeira familiar foram analisados. Os resultados da pesquisa apontam que os jovens são interativos na gestão familiar e possuem um conhecimento seguro sobre a importância e a aplicação dos recursos financeiros. Além do mais, os jovens relatam que suas famílias possuem um bom nível de conhecimento e aplicação da educação financeira, tornando as famílias adimplentes perante o mercado. No entanto, estudar e difundir a educação financeira tornam-se necessários, porque o planejamento financeiro participa ativamente no desenvolvimento pessoal e familiar, refletindo na economia e no meio social de um país.</p>2023-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/711PROFISSIONAIS HIPERLINK: CONECTANDO SABERES E TRANSFORMANDO O SUCESSO NA ERA DA INTERCONEXÃO2024-09-10T18:10:30+00:00Divaleia Casagrandeddd@gmail.comGefferson Vivanddd@gmail.comVera Lúcia Dickddd@gmail.com<p>Este artigo explora a importância da interconexão de saberes, representada pela metáfora do "hiperlink", como um fator essencial para o sucesso profissional no século XXI. Em um ambiente de trabalho marcado pela rápida evolução tecnológica e transformações constantes, a especialização isolada dá lugar à capacidade de conectar diferentes disciplinas e áreas do conhecimento. Profissionais bem-sucedidos, como Elon Musk e Steve Jobs, demonstram que a habilidade de "hiperlinkar" saberes resulta em inovações disruptivas e soluções criativas. Baseado em teorias sobre interdisciplinaridade e sistemas, o artigo discute como a combinação de competências técnicas, emocionais e comportamentais, bem como a liderança pessoal e a autogestão, são cruciais para o desenvolvimento de uma visão de mundo integrada. Ao destacar a necessidade de adaptação contínua, este trabalho propõe que o sucesso na era contemporânea depende de uma mentalidade flexível, capaz de conectar ideias e experiências, e sugere novas áreas de estudo para compreender o impacto dessa abordagem na educação e no mercado de trabalho.</p>2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/308ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO2023-06-06T23:14:24+00:00Bruna Taís Hirschbrunaath01@hotmail.comEder Luis Heberleeder@uceff.edu.brRafael Ferlarafaelferla@live.comSadi Jose Reckziegelsadi@uceff.edu.brLeonei Rotherleonei@uceff.edu.br<p>O presente estudo tem por objetivo analisar a produção científica, por meio da bibliometria sobre Análise das Demonstrações Contábeis em periódicos nacionais. O estudo acadêmico define-se quanto a sua natureza descritiva, a abordagem do problema qualitativa, e ao objetivo exploratório. A amostra utilizada foi de 56 artigos que foram extraídos das bases de dados Spell e Scielo com a inserção da palavra chave ‘‘Demonstrações Contábeis’’, onde e gerou os seguintes resultados: dentre os autores que mais publicaram, se destaca Marcelle Colares Oliveira com 5 publicações, que corresponde a 8,93% do total; a metodologia utilizada foram qualitativos e quantitativos na sua maioria, com 24 e 23 publicações respectivamente; a IES que mais publicou foi a USP com 20 publicações; a Revista Contabilidade e Finanças da USP é o periódico em destaque; o ano de maiores publicações foi 2007 e 2014 com 7 publicações cada ano; e Demonstrações Contábeis foi o construto mais encontrado. Através dessa pesquisa, pode-se concluir que os demonstrativos contábeis e o estudo bibliométrico são de suma importância, pois agrega conhecimento a todos os envolvidos.</p>2023-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/709A GESTÃO DE RELACIONAMENTOS: COMO O AUTOCONHECIMENTO REGULA AS DINÂMICAS CONJUGAIS, PROFISSIONAIS E PESSOAIS2024-09-10T17:54:27+00:00Divaleia Casagrandeddd@gmail.comGefferson Vivanddd@gmail.comKelly Cristina Mazzoccoddd@gmail.com<p>O presente artigo explora a interdependência entre três tipos de relacionamento: pessoal, conjugal e profissional. A principal tese defendida é que a qualidade dos relacionamentos conjugais e profissionais é diretamente influenciada pelo relacionamento pessoal, ou seja, a maneira como nos relacionamos conosco. O autoconhecimento é apresentado como o elemento fundamental para construir relações saudáveis e sustentáveis, visto que ele permite a clareza sobre emoções, desejos e limites. Além disso, o artigo discute que todo relacionamento deve se basear em três pilares essenciais: confiança, admiração e interesse. O desenvolvimento contínuo pessoal e profissional é comparado à manutenção de um relacionamento conjugal, reforçando a importância do protagonismo e da evolução constante. A argumentação é embasada em teorias de autores como Goleman, Drucker, Rogers e Perel, que sustentam a relevância do autoconhecimento para o sucesso nas relações interpessoais e organizacionais.</p>2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/306EMPREENDEDOR INDIVIDUAL: PERFIL DAS PUBLICAÇÕES ENCONTRADAS NAS BASES DE DADOS SPELL E SCIELO 2023-06-06T23:05:14+00:00Douglas Meierdouglas_meier@hotmail.comEder Luis Heberleeder@uceff.edu.brRafael Ferlarafaelferla@live.comSadi Jose Reckziegelsadi@uceff.edu.br<p>O estudo tem por objetivo analisar o perfil bibliométrico dos artigos sobre Empreendedor Individual com ênfase na área contábil. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se os pressupostos básicos da bibliometria. Como critério de busca, adotou-se os termos “empreendedor” e “individual” presentes em todos os índices da pesquisa nas bases de dados <em>SPELL</em> e <em>SCIELO</em>, obtendo-se uma amostra final de 57 artigos. Como ferramenta de análise foram utilizadas as publicações por autor, aplicação da Lei de Lotka e Bradford, análise das instituições e periódicos mais evidenciados. Quanto aos resultados, destaca-se que 71,92% dos artigos foram publicados nos últimos 5 anos; apenas 5,10% dos autores publicaram mais de um artigo, o número máximo de publicações por autor foi de 4 artigos; cinco produções foi o número máximo encontrado em um único periódico, refletindo a baixa concentração de autores e instituições; em relação as instituições de ensino, destacaram-se a Universidade de São Paulo (USP) presente em 10 artigos e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participante em 7 trabalhos, evidenciadas por serem referências em suas áreas de atuação. Dentre os termos contidos nas palavras-chaves, empreendedorismo foi a palavra mencionada com maior frequência, seguido das palavras, empreendedor e inovação. Nota-se, por meio desta pesquisa, a importância do empreendedor individual no ambiente empresarial.</p>2023-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/531PECULIARIDADES DE UM BANCO MYSQL2024-02-28T14:00:07+00:00Gustavo Minuzzi Klohguhkloh40@gmail.comTaiane Tais Habitzreitertaiane.nead@uceff.edu.brVelcir Barcarolivelcir@uceff.edu.br<p>Quando se trata de um manuseio e gestão de banco de dados podemos estar elencando um banco de dados denominado MySql, onde abrange sua arquitetura de código aberto, possibilitando uma linguagem estruturada e complexa do contexto. A boa escolha de um banco de dados acarreta diretamente no andamento e sucesso de um projeto, devendo elencar as prioridades necessárias para tal, deve-se lembrar que o banco MySql, é, de certa forma, conhecido como uma estrutura de fácil utilização, contribuindo com sua interface simples e com compatibilidade vasta com diversos sistemas operacionais.</p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/249IMAGEM DA MARCA: UM ESTUDO DO CASO SICOOB CREDITAPIRANGA SC/RS 2023-05-08T23:24:50+00:00Carline Ternuscarline@uceff.edu.brSandy Beatriz Konradcarline@uceff.edu.br<p><span class="TextRun SCXW239153867 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">O principal objetivo deste artigo é determinar como a imagem é percebida pela comunidade sobre a marca </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">Sicoob</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW239153867 BCX0">Creditapiranga</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> SC/RS. Para tanto, foi realizada uma abordagem teóric</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">a e empírica </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">com</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> aplica</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">ção de</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> uma pesquisa quantitativa </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">e</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> coleta de dados </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">por meio</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> de questionário estruturado, com associados e não associados, sendo residentes nos municípios com pontos de atendimento da </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">organização </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">em questão, envolvendo uma amostra de 119 pessoas. Para análise, usou-se o método de cálculo de Ranking Médio. Dessa forma, observou-se uma imagem da marca muito positiva, principalmente na visão dos associados ao </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">Sicoob</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW239153867 BCX0">Creditapiranga</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> SC/RS, com aspectos que mostram a semelhança entre os valores da instituição e a visão da comunidade sobre </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">esta.</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> E</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">ntre os não associados, a imagem da marca ainda não é recordada com tanta facilidade, mostrando que o relacionamento entre a instituição e os indivíduos ocasiona uma maior ligação entre a identidade e imagem da marca, tornando-a mais clara e positiva</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">. </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">Por fim,</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> a sociedade se beneficia através das </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">ações</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> da instituição que objetivam a melhoria da imagem da</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> sua</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> marca, considerando as </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">prerrogativas </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">da </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">comunidade.</span> <span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">Por consequência, </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">ainda existe muito espaço para a prospecção de clientes, melhorando os resultados e solidificando ainda mais a marca</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">.</span></span><span class="EOP SCXW239153867 BCX0" data-ccp-props="{"201341983":0,"335551550":6,"335551620":6,"335559739":0,"335559740":240}"> </span></p>2023-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/529MÉTRICAS PARA LEVANTAMENTO DE REQUISITOS DE UMA APLICAÇÃO2024-02-28T13:51:23+00:00Gustavo Minuzzi Klohguhkloh40@gmail.comTaiane Tais Habitzreitertaiane.nead@uceff.edu.brVelcir Barcarolivelcir@uceff.edu.brVanessa Oliveira de Alencarvanessa.nead@uceff.edu.br<p>Quando se trata de uma análise de requisitos para desenvolvimento de um software devemos ter atenção sobre as métricas utilizadas e formas de adquirir esses requisitos, pois são de suma importância para o andamento do desenvolvimento do projeto ou aplicação desejada.Analisar as características que a aplicação irá necessitar, validar todos os meios de recursos viáveis e além de tudo, controlar todo o processo de captura, validação e utilização dessas informações geradas para fins de construção da aplicação e do software. Os requisitos são de certa forma muito essenciais para o andamento das atividades e das funcionalidades que a aplicação venha a atender o seu cliente, elencando quais as principais formas e processos em que o programador e cliente devem estar entre ligados para o sucesso da aplicação.</p>2024-02-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/712A REVOLUÇÃO COMPORTAMENTAL: A NOVA FASE DA TRANSFORMAÇÃO HUMANA2024-09-10T20:38:24+00:00Divaleia Casagrandeddd@gmail.comGefferson Vivanddd@gmail.com<p>O presente artigo examina a Revolução Comportamental, uma nova fase de transformação que coloca o comportamento humano no centro das inovações tecnológicas. Após as revoluções anteriores — Cognitiva, Agrícola e as Quatro Revoluções Industriais —, a tecnologia evoluiu para integrar-se à vida cotidiana, passando a moldar e ser moldada pelo comportamento dos indivíduos. Ao contrário das revoluções anteriores, que focavam na produção em massa e na automação, a Revolução Comportamental é definida pela personalização, hiperconectividade e pela adaptação constante às mudanças rápidas trazidas pela inteligência artificial, big data, automação, entre outras tecnologias. O artigo realiza uma análise comparativa entre o passado e o presente, destacando como, nas revoluções anteriores, o trabalho humano era adaptado às máquinas e processos produtivos. Hoje, com a Quarta Revolução Industrial, o foco está na experiência digital e na maneira como as novas gerações moldam suas interações com a tecnologia e o trabalho. Além disso, explora-se o impacto dessa revolução sobre a flexibilidade do trabalho, o comportamento de consumo e a educação, enfatizando a necessidade de uma requalificação contínua, com ciclos de aprendizado cada vez mais curtos. Por fim, a Revolução Comportamental é discutida em termos de seu impacto futuro, com tecnologias que não apenas respondem ao comportamento humano, mas o antecipam e o moldam. A conclusão sugere que o sucesso futuro das organizações e dos indivíduos dependerá da capacidade de adaptação contínua e da compreensão das transformações comportamentais induzidas pelas novas tecnologias.</p>2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/309VIABILIDADE ECONÔMICA FINANCEIRA NA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS AGRÍCOLAS DO EXTREMO OESTE CATARINENSE 2023-06-07T00:00:06+00:00Franciele Hillesheimfraancielehillesheim@hotmail.comRafael Ferlarafaelferla@live.com<p>O presente trabalho retrata um estudo de caso sobre a análise de investimentos realizada na empresa de Iporã do Oeste, tendo como objetivo avaliar a viabilidade econômica financeira na aquisição de uma nova máquina colhedora de forragens, visando a redução de custos e despesas, tanto da empresa quanto de produtores que terceirizam seus serviços. A terceirização de serviços é uma forma válida para redução de custos dos pequenos e médios produtores e também melhorar o seu processo produtivo, uma vez que, para muitos deles, o investimento em novas tecnologias como máquinas e implementos agrícolas é inviável devido ao alto valor de investimento que deveria ser feito. Assim, a terceirização é um fator positivo, pois otimiza o tempo e direciona o produtor a buscar melhores estratégias/investimentos para desempenhar sua atividade principal. As decisões de investimento e financiamento tem por finalidade determinar a melhor forma da empresa definir as operações e os investimentos de longo prazo, observando as estruturas de capital mais adequada. A decisão de investimento, é uma forma de adquirir capital que pode agregar valor e consequentemente gerar lucros. Sendo assim, as decisões de financiamento e investimento são analisadas a partir da viabilidade econômica financeira, fazendo o uso das técnicas de Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback. A pesquisa realizada é um estudo de caso de caráter teórico-empírico, quantitativo, no qual foram utilizados métodos técnicos, a pesquisa documental, e diante da coleta e organização das informações, realizada a análise de viabilidade econômica financeira do investimento através das técnicas de VPL, TIR e Payback.</p>2023-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexãohttp://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/710DESAFIOS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A FALTA DE PREVISÃO LEGAL NO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO2024-09-10T18:00:55+00:00Divaleia Casagrandeddd@gmail.comGefferson Vivanddd@gmail.comVera Lúcia Dickddd@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo iluminar a discussão e o pensamento crítico em torno do uso e avanço da Inteligência Artificial (IA) e sua regulamentação – ou a falta dela – no sistema jurídico brasileiro, enquadrado através de lentes éticas. O foco central está no desafio de aplicar a ética ao ritmo rapidamente acelerado do progresso tecnológico, onde a regulamentação legal está consistentemente atrasada e lutando para acompanhar, e muito menos antecipar, as tecnologias emergentes ou existentes. O tema suscita discursos em diversas esferas, não só jurídicas, mas também sociais, dada a sua relevância e impacto na população em geral. A tecnologia afeta significativamente a vida pessoal e profissional dos indivíduos, tornando esta questão de grande preocupação.</p>2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Conexão