http://revistas.uceff.edu.br/conexao/issue/feed Revista Conexão 2024-02-28T14:02:13+00:00 Open Journal Systems http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/308 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO 2023-06-06T23:14:24+00:00 Bruna Taís Hirsch brunaath01@hotmail.com Eder Luis Heberle eder@uceff.edu.br Rafael Ferla rafaelferla@live.com Sadi Jose Reckziegel sadi@uceff.edu.br Leonei Rother leonei@uceff.edu.br <p>O presente estudo tem por objetivo analisar a produção científica, por meio da bibliometria sobre Análise das Demonstrações Contábeis em periódicos nacionais. O estudo acadêmico define-se quanto a sua natureza descritiva, a abordagem do problema qualitativa, e ao objetivo exploratório. A amostra utilizada foi de 56 artigos que foram extraídos das bases de dados Spell e Scielo com a inserção da palavra chave ‘‘Demonstrações Contábeis’’, onde e gerou os seguintes resultados: dentre os autores que mais publicaram, se destaca Marcelle Colares Oliveira com 5 publicações, que corresponde a 8,93% do total; a metodologia utilizada foram qualitativos e quantitativos na sua maioria, com 24 e 23 publicações respectivamente; a IES que mais publicou foi a USP com 20 publicações; a&nbsp; Revista Contabilidade e Finanças da USP é o periódico em destaque; o ano de maiores publicações foi 2007 e 2014 com 7 publicações cada ano; e Demonstrações Contábeis foi o construto mais encontrado.&nbsp; Através dessa pesquisa, pode-se concluir que os demonstrativos contábeis e o estudo bibliométrico são de suma importância, pois agrega conhecimento a todos os envolvidos.</p> 2023-06-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/306 EMPREENDEDOR INDIVIDUAL: PERFIL DAS PUBLICAÇÕES ENCONTRADAS NAS BASES DE DADOS SPELL E SCIELO 2023-06-06T23:05:14+00:00 Douglas Meier douglas_meier@hotmail.com Eder Luis Heberle eder@uceff.edu.br Rafael Ferla rafaelferla@live.com Sadi Jose Reckziegel sadi@uceff.edu.br <p>O estudo tem por objetivo analisar o perfil bibliométrico dos artigos sobre Empreendedor Individual com ênfase na área contábil. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se os pressupostos básicos da bibliometria. Como critério de busca, adotou-se os termos “empreendedor” e “individual” presentes em todos os índices da pesquisa nas bases de dados <em>SPELL</em> e <em>SCIELO</em>, obtendo-se uma amostra final de 57 artigos. Como ferramenta de análise foram utilizadas as publicações por autor, aplicação da Lei de Lotka e Bradford, análise das instituições e periódicos mais evidenciados. Quanto aos resultados, destaca-se que 71,92% dos artigos foram publicados nos últimos 5 anos; apenas 5,10% dos autores publicaram mais de um artigo, o número máximo de publicações por autor foi de 4 artigos; cinco produções foi o número máximo encontrado em um único periódico, refletindo a baixa concentração de autores e instituições; em relação as instituições de ensino, destacaram-se a Universidade de São Paulo (USP) presente em 10 artigos e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participante em 7 trabalhos, evidenciadas por serem referências em suas áreas de atuação. Dentre os termos contidos nas palavras-chaves, empreendedorismo foi a palavra mencionada com maior frequência, seguido das palavras, empreendedor e inovação. Nota-se, por meio desta pesquisa, a importância do empreendedor individual no ambiente empresarial.</p> 2023-06-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/531 PECULIARIDADES DE UM BANCO MYSQL 2024-02-28T14:00:07+00:00 Gustavo Minuzzi Kloh guhkloh40@gmail.com Taiane Tais Habitzreiter taiane.nead@uceff.edu.br Velcir Barcaroli velcir@uceff.edu.br <p>Quando se trata de um manuseio e gestão de banco de dados podemos estar elencando um banco de dados denominado MySql, onde abrange sua arquitetura de código aberto, possibilitando uma linguagem estruturada e complexa do contexto. A boa escolha de um banco de dados acarreta diretamente no andamento e sucesso de um projeto, devendo elencar as prioridades necessárias para tal, deve-se lembrar que o banco MySql, é, de certa forma, conhecido como uma estrutura de fácil utilização, contribuindo com sua interface simples e com compatibilidade vasta com diversos sistemas operacionais.</p> 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/249 IMAGEM DA MARCA: UM ESTUDO DO CASO SICOOB CREDITAPIRANGA SC/RS 2023-05-08T23:24:50+00:00 Carline Ternus carline@uceff.edu.br Sandy Beatriz Konrad carline@uceff.edu.br <p><span class="TextRun SCXW239153867 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">O principal objetivo deste artigo é determinar como a imagem é percebida pela comunidade sobre a marca </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">Sicoob</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW239153867 BCX0">Creditapiranga</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> SC/RS. Para tanto, foi realizada uma abordagem teóric</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">a e empírica </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">com</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> aplica</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">ção de</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> uma pesquisa quantitativa </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">e</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> coleta de dados </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">por meio</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> de questionário estruturado, com associados e não associados, sendo residentes nos municípios com pontos de atendimento da </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">organização </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">em questão, envolvendo uma amostra de 119 pessoas. Para análise, usou-se o método de cálculo de Ranking Médio. Dessa forma, observou-se uma imagem da marca muito positiva, principalmente na visão dos associados ao </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">Sicoob</span> <span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW239153867 BCX0">Creditapiranga</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> SC/RS, com aspectos que mostram a semelhança entre os valores da instituição e a visão da comunidade sobre </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">esta.</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> E</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">ntre os não associados, a imagem da marca ainda não é recordada com tanta facilidade, mostrando que o relacionamento entre a instituição e os indivíduos ocasiona uma maior ligação entre a identidade e imagem da marca, tornando-a mais clara e positiva</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">. </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">Por fim,</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> a sociedade se beneficia através das </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">ações</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> da instituição que objetivam a melhoria da imagem da</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> sua</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0"> marca, considerando as </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">prerrogativas </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">da </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">comunidade.</span> <span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">Por consequência, </span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">ainda existe muito espaço para a prospecção de clientes, melhorando os resultados e solidificando ainda mais a marca</span><span class="NormalTextRun SCXW239153867 BCX0">.</span></span><span class="EOP SCXW239153867 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559739&quot;:0,&quot;335559740&quot;:240}">&nbsp;</span></p> 2023-06-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/529 MÉTRICAS PARA LEVANTAMENTO DE REQUISITOS DE UMA APLICAÇÃO 2024-02-28T13:51:23+00:00 Gustavo Minuzzi Kloh guhkloh40@gmail.com Taiane Tais Habitzreiter taiane.nead@uceff.edu.br Velcir Barcaroli velcir@uceff.edu.br Vanessa Oliveira de Alencar vanessa.nead@uceff.edu.br <p>Quando se trata de uma análise de requisitos para desenvolvimento de um software devemos ter atenção sobre as métricas utilizadas e formas de adquirir esses requisitos, pois são de suma importância para o andamento do desenvolvimento do projeto ou aplicação desejada.Analisar as características que a aplicação irá necessitar, validar todos os meios de recursos viáveis e além de tudo, controlar todo o processo de captura, validação e utilização dessas informações geradas para fins de construção da aplicação e do software. Os requisitos são de certa forma muito essenciais para o andamento das atividades e das funcionalidades que a aplicação venha a atender o seu cliente, elencando quais as principais formas e processos em que o programador e cliente devem estar entre ligados para o sucesso da aplicação.</p> 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/309 VIABILIDADE ECONÔMICA FINANCEIRA NA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS AGRÍCOLAS DO EXTREMO OESTE CATARINENSE 2023-06-07T00:00:06+00:00 Franciele Hillesheim fraancielehillesheim@hotmail.com Rafael Ferla rafaelferla@live.com <p>O presente trabalho retrata um estudo de caso sobre a análise de investimentos realizada na empresa de Iporã do Oeste, tendo como objetivo avaliar a viabilidade econômica financeira na aquisição de uma nova máquina colhedora de forragens, visando a redução de custos e despesas, tanto da empresa quanto de produtores que terceirizam seus serviços. A terceirização de serviços é uma forma válida para redução de custos dos pequenos e médios produtores e também melhorar o seu processo produtivo, uma vez que, para muitos deles, o investimento em novas tecnologias como máquinas e implementos agrícolas é inviável devido ao alto valor de investimento que deveria ser feito. Assim, a terceirização é um fator positivo, pois otimiza o tempo e direciona o produtor a buscar melhores estratégias/investimentos para desempenhar sua atividade principal. As decisões de investimento e financiamento tem por finalidade determinar a melhor forma da empresa definir as operações e os investimentos de longo prazo, observando as estruturas de capital mais adequada. A decisão de investimento, é uma forma de adquirir capital que pode agregar valor e consequentemente gerar lucros. Sendo assim, as decisões de financiamento e investimento são analisadas a partir da viabilidade econômica financeira, fazendo o uso das técnicas de Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback. A pesquisa realizada é um estudo de caso de caráter teórico-empírico, quantitativo, no qual foram utilizados métodos técnicos, a pesquisa documental, e diante da coleta e organização das informações, realizada a análise de viabilidade econômica financeira do investimento através das técnicas de VPL, TIR e Payback.</p> 2023-06-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/307 GESTÃO RURAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NAS BASES DE DADOS SPELL E SCIELLO 2023-06-06T23:09:12+00:00 Darlei Kappes darlei_kappes@yahoo.de Eder Luis Heberle eder@uceff.edu.br Rafael Ferla rafaelferla@live.com Sadi Jose Reckziegel sadi@uceff.edu.br <p>O objetivo geral do estudo consiste em verificar o perfil bibliométrico dos artigos nacionais relacionados ao tema de gestão rural dentro da área de atuação da contabilidade encontrados nas bases de dados SPELL e SCIELLO. O artigo classifica-se como bibliográfico quanto aos procedimentos, em relação ao objetivo o estudo é exploratório e quanto à abordagem o estudo é qualitativo. A amostra final é composta por 63 artigos. Para a análise de dados foram utilizados tabelas e gráficos além da aplicação da Lei de Lotka e Bradford. Em relação aos resultados, no ano de 2014 foi o ano de maior publicação com 14,28% do total de artigos analisados; Campos e Kruger foram os autores mais incipientes sobre o tema, publicando 3 artigos cada; quanto aos periódicos, foi constatado que a Revista de Economia e Sociologia Rural – RESR publicou a maioria dos artigos (9), representando 14,29% do total das obras analisadas, seguida do periódico Gestão &amp; Regionalidade e Gestão e Sociedade, ambas com 6 publicações, o que condiz com a pesquisa, uma vez que o foco de publicações estão centradas a gestão do meio rural. Além disso as palavras-chaves, “Desenvolvimento Rural” e “Agricultura Familiar” foram evidenciados com a maior frequência (9) e (6) respectivamente, representando ligação direta com o tema pesquisado.</p> 2023-06-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/532 PLATAFORMA ROBÓTICA INTERATIVA DE APRENDIZAGEM REMOTA 2024-02-28T14:02:13+00:00 Velcir Barcaroli velcir@uceff.edu.br Taiane Tais Habitzreiter taiane.nead@uceff.edu.br Gustavo Minuzzi guhkloh40@gmail.com Osmarildo Paviani osmarildo@uceff.edu.br <p>Pensamento computacional no mundo contemporâneo é uma habilidade fundamental para qualquer um, não apenas para cientistas da computação. Juntamente com a leitura, a escrita e a aritmética, sugere-se adicionar o pensamento computacional na habilidade analítica de cada criança. A Robótica Pedagógica, que é caracterizada por ambientes de aprendizagem onde o aluno pode montar e programar um robô, poderá ser um caminho para disseminação do Pensamento Computacional. Acredita-se que este trabalho oportuniza a jovens da Educação Básica o contato com tecnologias digitais e atuais, favorecendo o desenvolvimento do pensamento computacional entre eles.</p> 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/250 COMPRAS ON-LINE: QUAIS FATORES INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. 2023-05-08T23:42:00+00:00 Carline Ternus carline@uceff.edu.br Daniele Flach carline@uceff.edu.br <p><span class="TextRun SCXW191639139 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">O presente estudo buscou identificar os fatores que influencia</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">m </span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">o comportamento do consumidor para as suas compras </span></span><span class="TextRun SCXW191639139 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">on</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">-</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">line</span></span><span class="TextRun SCXW191639139 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">. Neste contexto, fez-se uso de uma pesquisa quantitativa e descritiva, aplicada por meio de um questionário com 200 respondentes. A pesquisa dividiu-se em duas etapas, buscando identificar o perfil do consumidor e os fatores relevantes para a decisão de compras nas redes sociais. O perfil do consumidor se deu pelo </span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">público</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0"> feminino com faixa etária de 18 a 25 anos, solteiras, com renda familiar acima de R$ 1.000,00 e ensino superior completo ou incompleto. Os resultados da segunda etapa indicaram que a intenção de compra e de comportamento dos consumidores está mais presente no cotidiano</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">;</span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0"> além de ter uma facilidade de uso percebida e uma utilidade cada vez mais frequente, tornando-se algo naturalizado no mundo atual. Adiante, outros pontos relevantes são a questão dos riscos que vêm diminuindo e a confiança nestas compras aumentando, além da influência social que todos estão passando na atualidade, muitas vezes sem perceberem este fato. A principal contribuição deste estudo para as empresas está em sugerir </span><span class="NormalTextRun SCXW191639139 BCX0">que as mesmas possam se basear nos resultados para tomar decisões estratégicas buscando melhorar a abrangência de suas vendas online.&nbsp;</span></span><span class="EOP SCXW191639139 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559739&quot;:0,&quot;335559740&quot;:240}">&nbsp;</span></p> 2023-06-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/530 MUDANÇAS DO PROTOCOLO IPV4 PARA O NOVO IPV6 2024-02-28T13:57:35+00:00 Juliano Ferreira Drehmer julianodrehmer@uceff.edu.br Velcir Barcaroli velcir@uceff.edu.br Gustavo Minuzzi Kloh guhkloh40@gmail.com Osmarildo Paviani osmarildo@uceff.edu.br Ilvacir Franceschi ilvacir@gmail.com <p>A internet é algo que tem feito muito bem para a sociedade e para os indivíduos, as pessoas usam a rede para aprender, para trabalhar, para fazer negócios, para se divertir e se relacionarem, todos concordam que a internet é algo bom e ela deve ser preservada e deve continuar a se desenvolver, a internet depende de tecnologia para funcionar ela usa um protocolo que é um conjunto de regras para os computadores e outros dispositivos se conversarem entre si, o coração de internet é o protocolo IP ou internet protocol, ele é responsável por dar um endereço numérico a cada dispositivo conectado na rede, permitindo que as informações achem seu destino, desde 1983 a internet usa o IP versão4 ou IPv4, mas praticamente não existem mais IPs para conectarem dispositivos, computadores ou pessoas, é necessário mudar alterar o coração da rede para que ela possa continuar crescendo e evoluindo, a internet precisa do IPv6, originalmente oficializado em 6 de junho de 2012 o estudo vai exibir principais diferenças entre os protocolos, porque acabaram os endereços validos do mundo, mudanças que foram realizadas e as que estão para acontecer.&nbsp;&nbsp; Porque deve ser implantada a mudança do IPv4 para o IPv6.</p> 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão http://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/311 EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A VISÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS, EM RELAÇÃO A VIDA FINANCEIRA FAMILIAR 2023-06-07T00:06:10+00:00 Sadi Jose Reckziegel sadi@uceff.edu.br Luciane Drebel luciane.drebel19@gmail.com Rosiane Oswald Flach rosiane@uceff.edu.br Rafael Ferla rafaelferla@uceff.edu.br Leonei Rother leonei@uceff.edu.br <p>A educação financeira é uma ferramenta valiosa na qual os indivíduos recebem informações, orientações e concepções referentes ao comportamento financeiro, com o objetivo de auxiliar os usuários ou consumidores na boa gestão de seus recursos financeiros. O objetivo principal deste artigo é analisar a visão de jovens universitários devidamente matriculados em Instituições de Ensino Superior do Oeste de Santa Catarina. Para tanto, abrange estudantes de diferentes cursos, com o intuito de entender a visão dos universitários sobre a vida financeira familiar em aspectos de consumo, crédito, investimentos e tomada de decisão. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza teórica empírica, descritivo quanto ao seu objetivo e quantitativa quanto aos seus resultados, cuja forma de aplicação se deu por meio de questionário. Desta forma, o conhecimento financeiro do público alvo e a sua concepção referente ao conhecimento e a gestão financeira familiar foram analisados. Os resultados da pesquisa apontam que os jovens são interativos na gestão familiar e possuem um conhecimento seguro sobre a importância e a aplicação dos recursos financeiros. Além do mais, os jovens relatam que suas famílias possuem um bom nível de conhecimento e aplicação da educação financeira, tornando as famílias adimplentes perante o mercado. No entanto, estudar e difundir a educação financeira tornam-se necessários, porque o planejamento financeiro participa ativamente no desenvolvimento pessoal e familiar, refletindo na economia e no meio social de um país.</p> 2023-06-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Conexão