n. 10 (2022)
Artigos

A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NA FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES: : UM ESTUDO COM AS PEQUENAS EMPRESAS

Rosiane Oswald Flach
Uceff Itapiranga
Biografia
Bruna Luisa Finger
Uceff Itapiranga
Biografia
André Klunk
Uceff Itapiranga
Biografia
Otília Maria Dill
Uceff Itapiranga
Biografia

Publicado 2022-11-07

Palavras-chave

  • Marketing de Relacionamento.,
  • Fidelização.,
  • Pequenas Empresas.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo entender e analisar a relação do marketing de relacionamento para a fidelização de seus clientes usada pelas empresas. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórico-prática, qualitativa, descritiva, sendo que foram realizadas seis entrevistas com gestores de pequenas empresas localizadas no Oeste de Santa Catarina. Os resultados apontam que as empresas compreendem que o marketing de relacionamento envolve todas as ações realizadas nas empresas a fim de manter o seu público fiel, nutrindo-o, de forma contínua, para assim conquistar a fidelidade. No contexto geral, pode-se perceber que as empresas prezam pelo marketing de relacionamento, mas algumas ainda não têm isso tão presente na prática das atividades. Ainda utilizam as redes sociais ao seu favor para divulgação, vendas, entretenimento e construção de relacionamentos. Além disso, buscam a qualidade nos produtos e serviços, evitando retrabalhos e perdas. Sugere-se que as empresas cultivem um estudo permanente do seu público de forma comparativa com empresas de médio porte, com a finalidade de compreender as mudanças de comportamento do consumidor e tornar cada vez mais individual a experiência com o seu cliente, uma vez que a satisfação com o atendimento impulsionará a divulgação e a indicação individual, sendo umas das ferramentas que possui maior importância para promover a sua marca e popularidade.