n. 10 (2022)
Artigos

ACEITA UM CAFEZINHO?: UM ESTUDO SOBRE A CRIAÇÃO DE INTERAÇÃO ENTRE A STARBUCKS E SEUS SEGUIDORES NO FACEBOOK

Bruna Luisa Werlang
UCEFF
Kelly Kayser
Centro Universitário Fai
Biografia
Carline Ternus
Centro Universitário Fai
Biografia
Elaine Dornelles
Centro Universitário Fai
Biografia
Norberto Lengert
Centro Universitário Fai
Biografia
Leonei Rother
Centro Universitário Fai
Biografia

Publicado 2023-04-27

Resumo

O presente estudo traz como questão problema: como se caracteriza o comportamento do consumidor nas redes sociais?  Para tanto, tem como objetivo geral: analisar as respostas dos consumidores em postagens da empresa Starbucks no Facebook. A pesquisa foi realizada através da análise de postagens na página da Starbucks no Facebook. Analisadas as postagens, foram identificadas as interações entre os consumidores e a empresa. As peças utilizadas foram postadas no dia 12 de fevereiro, 19 de abril e 21 de junho de 2019. Esta pesquisa se define por ser um estudo teórico-empírico, exploratório e descritivo, qualitativo, com estudo de caso e análise de conteúdo. A pesquisa tem como principais resultados a valorização do cliente por meio das interações nas redes sociais, trazendo consigo a importância desse diálogo entre empresa e cliente em suas publicações no facebook. Outro resultado importante, é a preocupação com as diversidades, valorizando todas as diferentes culturas e tradições, sempre em busca de fazer seu cliente sentir-se importante para a empresa. A pesquisa contribui para que outras empresas adotem estratégias bem elaboradas para alcançarem seus clientes por meio das redes socias, promovendo a interação e buscando a valorização da marca a partir dessas ferramentas de apoio existentes.