n. 10 (2022)
Relatos de Pesquisa

LEVANTE, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!

Camila Paulus Link
Uceff
Bruna Luisa Werlang
Centro Universitário Fai- Uceff- Itapiranga

Publicado 2023-04-24

Palavras-chave

  • varejo,
  • produtos agroindustriais,
  • agricultura familiar,
  • posicionamento

Resumo

A partir de uma iniciativa da administração pública de Chapecó, no ano de 2003 iniciaram as tratativas entre 17 municípios da região Oeste de Santa Catarina e o PRONAF, para a fundação do Mercado Público Regional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer um espaço de comercialização, no varejo de Chapecó, e servir como entreposto para negociação de produtos agrícolas e agroindustriais dos agricultores familiares da região oeste, visando agregação de valor aos produtos. Porém, o empreendimento não cumpriu com o seu propósito, esbarrando em vários entraves como: falta de posicionamento perante o mercado; barreiras sanitárias dos produtos comercializados; deficiências na divulgação e problemas de logística para abastecimento. Hoje o Mercado Público Regional tem um fluxo comercial aquém do esperado e é praticamente desconhecido da população de Chapecó.