n. 10 (2022)
Relatos de Pesquisa

CASO BETA: DILEMAS SOBRE A GESTÃO DA MARCA

Camila Paulus Link
Uceff
Bruna Luisa Werlang
Centro Universitário Uceff de Itapiranga

Publicado 2023-04-24

Palavras-chave

  • Posicionamento,
  • Gestão da marca,
  • Empresa de consultoria júnior

Resumo

O aumento da concorrência tem pressionado empresas dos mais diversos segmentos à procurar alternativas que tornem o seu negócio diferenciado dos demais. Frente a este cenário, a empresa BETA, atuante no setor lojista, localizada no Oeste Catarinense procurou por intermédio de uma empresa de consultoria júnior melhorar seu posicionamento no mercado e destacar sua marca. A empresa buscou identificar inicialmente o seu posicionamento no mercado, por meio de uma pesquisa aplicada com seus clientes, na qual encontrou que na verdade os clientes tinham dificuldade em reconhecer a sua marca. Sendo assim, buscou encontrar soluções para planejar e melhor gerenciar as ações de marketing da empresa. Neste processo, discutiram-se estratégias de gestão da marca da empresa. Entretanto, foi possível compreender de maneira clara como o gestor se comporta frente às críticas e mudanças necessárias para sua permanência no comércio. Este caso tem como objetivo apresentar dificuldades vivenciadas pelas empresas e consequentemente realidades enfrentadas pelos proprietários para adequação as exigências impostas pela concorrência. As implicações gerenciais, a visão do gestor e seu nível de empreendedorismo decidirão o rumo que a empresa irá tomar em longo prazo, sendo fatores determinantes para o sucesso da organização.