n. 10 (2022)
Artigos

DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO MERCADO DE EXPORTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Camila Paulus Link
Uceff
Scheila Andres Beumer
Centro Universitário Uceff de Itapiranga
Jadina Santos Leal
Centro Universitário Uceff de Itapiranga
Lincon Vinicius Brixius
Centro Universitário Uceff de Itapiranga

Publicado 2023-04-24

Palavras-chave

  • Micro e Pequenas Empresas,
  • Exportação,
  • Dificuldades.

Resumo

Está se tornando cada vez mais importante e benéfico para as empresas a inserção no mercado externo, a fim de trazer maior estabilidade a organização e maior competitividade perante o mercado no geral. Desta maneira, com as micro e pequenas empresas não é diferente, muitas vezes começando essa participação no mercado estrangeiro a partir da exportação de seus produtos, mesmo com as dificuldades enfrentadas no caminho. O trabalho teve enfoque em uma amostra específica com o objetivo de compreender o processo de exportação e importação nas micro e pequenas empresas, identificando as dificuldades encontradas, os benefícios, assim sendo possível compreender como as mesmas estão perante o mercado. A metodologia empregada foi pesquisa descritiva e do estudo do caso com abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, estabeleceu-se que as maiores dificuldades encontradas era o acesso à informação e diversas burocracias existentes no processo, porém a motivação das organizações refere-se ao aprimoramento da qualidade do produto oferecido para estar de acordo com a normas de outros países, a competitividade a visibilidade da marca perante aos demais.