2022: Edição Especial - 5º Inova e 7º Agrotec
Resumos Expandidos

COMO SE ENCONTRA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O ENDIVIDAMENTO DOS JOVENS? UM OLHAR SOBRE ACADÊMICOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS

Publicado 2022-12-08

Resumo

INTRODUÇÃO: O hábito incomum de mapear e registrar gastos para identificar possíveis equívocos e desperdícios prejudica a estruturação das finanças e a estabelecer comportamentos e cuidados diferentes com o próprio dinheiro. Nesse sentido, o presente estudo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como se encontra a Educação Financeira dos Jovens Universitários? Para responder o questionamento, a pesquisa trouxe como objetivo identificar como se encontra a Educação Financeira dos Jovens Universitários. Corroborando Chiusoli et al (2021); Santos (2021); Júnior, et al (2021) e Paula et al (2021) ressaltam que o estudo das finanças pessoais pode trazer diversos benefícios ao indivíduo bem como de sua família, outrossim, se mal planejada, pode provocar o contrário, comprometer a estabilidade da vida social. Asssi, possui grande valia investir na educação financeira das pessoas de modo que possuam um maior conhecimento sobre o assunto e favorecendo assim o desenvolvimento de novas atitudes financeiras.

MÉTODOS: O presente trabalho classifica-se como uma pesquisa teórico-empírica, com objetivos descritivos, os procedimentos metodológicos portaram de uma abordagem quantitativa, operacionalizada por meio de uma survey. A população da pesquisa compreendeu a todos os jovens universitários que estudam em Universidades Privadas do Oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. A amostra da pesquisa foi formada por 294 respondentes, destes, sete questionários foram excluídos por não preencherem os requisitos, totalizando 287 questionários válidos. Posterior a coleta de dados, os resultados foram importados e analisados por meio do software Excel. RESULTADOS: Os resultados obtidos, indicam que considerável parte dos acadêmicos possuem preocupações com a correta administração de suas finanças, e possuem conhecimento sobre o tema de educação financeira. Observa-se que, relação ao controle e planejamento financeira metade dos respondentes efetuam a organização e planejamento de seus recursos financeiros, porém, os esforços estão mais voltados para o curto prazo, deixando a desejar no quesito do controle de suas finanças por meio de planilhas ou outros tipos de organizações concretas do dinheiro que possuem. Também, os resultados obtidos sobre poupança, verifica-se que grande parte dos acadêmicos possui baixos índices de reservas financeiras. Os níveis de endividamento se encontram estáveis e controlados pelos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente trabalho contribui para a investigação do nível de educação financeira dos jovens acadêmicos e como os mesmos lidam com o dinheiro. Seus resultados podem auxiliar a criar planos e métodos que tornem os jovens cada vez mais conscientes e com visão de longo prazo. Embora o estudo tenha atingido o seu propósito, apresenta algumas limitações. A primeira, está na amostra, uma vez que representa a visão de um grupo em uma região de espaço definido, o que inibe qualquer generalização. O método, uma vez que pesquisas quantitativas não apresentam dados aprofundados, se fazendo necessário buscar outras formas de investigação, que podem dar suporte a estes resultados. Para complementar, sugere-se pesquisas que enfoquem cursos de graduação específicos, como área de gestão e negócios, para verificar a performance e interferência do curso escolhido no tema da educação financeira e do endividamento.