Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, ensaio de competição, antracnose, mancha-angular, bacteriose
Resumo
O objetivo deste foi avaliar o efeito dos caracteres relacionados à ocorrência de doenças na produtividade e suas correlações. Foi conduzido em 2023/24, onde 40 genótipos foram avaliados. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições, em quatro diferentes ambientes de cultivo. As análises estatísticas foram realizadas através do programa R e as correlações de caracteres pelo coeficiente de Pearson. Os resultados permitem inferir que a ocorrência de bacteriose e mancha angular, se mostrou associada ao maior rendimento de grãos, provavelmente devido a condição climática favorecendo tanto a ocorrência das doenças como a produção de grãos. Para a antracnose ocorreu correlação negativa, evidenciando perda de produtividade frente à doença em feijão. Há correlação positiva entre ocorrência de bacteriose e mancha angular com o rendimento de grãos em feijão e correlação negativa entre antracnose nas vagens e rendimento de grãos em feijão.
Biografia do Autor
Thaila Rayssa Potrich Prezotto, Epagri
Acadêmica da sétima fase do curso de Agronomia na Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó (SC). Atuou como membro do grupo de pesquisa em fruticultura, FRUFSul. Atualmente, é bolsista de pesquisa na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), trabalhando com Melhoramento Genético de Feijão e Manejo de Culturas de Inverno.
Diego Henrique Pilatti Toniolo, Epagri
Graduando no curso de Agronomia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Habilitação: Técnico em Agropecuária formado pelo Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas (CEDUP - GV). Filho de agricultor, egresso na área agrícola a mais de 5 anos. Realizou estágio curricular de conclusão do curso Técnico em Agropecuária na área de culturas anuais no Grupo JCN (Fazenda Reunidas) localizada no município de Paranatinga- MT. Atualmente, atua como bolsista do Programa de Melhoramento Genético de Feijão da Epagri.
Sydney Antonio Frehner Kavalco, Epagri
Pesquisador em Melhoramento Vegetal da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina EPAGRI - SC, possui Pós Doutorado em Melhoramento Vegetal pela Universidade Federal de Santa Maria - campus de Frederico Westphalen, Doutor em Ciências (Biotecnologia e Melhoramento Vegetal) pela Universidade Federal de Pelotas UFPEL - RS. Trabalha com melhoramento de feijão para aumento da qualidade e produtividade de grãos, para tolerância a estresses bióticos e abióticos, no manejo e adoção de sistemas sustentáveis de produção de grãos, assim como na avaliação fitotécnica de cereais de inverno buscando a indicação da melhor época de cultivo, do manejo de adubações e inoculantes, na avaliação de diferentes espécies de inverno e na indicação de cultivares agronomicamente superiores, visando a redução dos custos de produção, do aumento da lucratividade das propriedades rurais e da permanência do homem no campo.