v. 2 (2023)
Artigos

UMA VISÃO ATUAL DO USO DE BAIAS HOSPITAIS NA SUINOCULTURA

Publicado 05/05/2023

Palavras-chave

  • Suíno; bem-estar do animal; enfermidade; alojamento.

Resumo

As patologias estão presentes dentro das unidades de produção, independente da fase que encontra o animal, esse animal enfermo também tem valor econômico para a empresa e que necessitam de um lugar confortável para se recuperar, a realocação do mesmo é de suma importância para uma baia onde haverá cuidados específicos promovendo conforto e bem-estar animal para sua recuperação. O manejo irá depender do motivo pelo qual o suíno foi transferido para a baia hospital podendo ser por problemas não infeciosos como prolapsos ou por problemas infecciosos como diarreia ou pneumonia, lembrando sempre de separar essas categorias. A localização das baias deve ser retirada, sendo usado como estratégia para evitar a contaminação de leitões saudáveis. Os tratamentos dos animais requerem decisões, como eficácia do mesmo, recuperação ou decisões mais drásticas, como o abate ou a eutanásia, seguindo métodos implementados de bem-estar. Os profissionais que lidam com o manejo de suínos necessitam estar qualificados para que esse manejo seja aplicado corretamente, chegando a uma taxa de recuperação de até 80%, diminuindo os prejuízos da propriedade.

Referências

  1. BARCELLOS, David Emilio Santos Neves de et al. Relação entre ambiente, manejo e doenças respiratórias em suínos. Acta scientiae veterinariae. Porto Alegre, 2008.
  2. DE AVILA, CAROLINE ENGROFF et al. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA NA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE BAIAS DE CRECHE EM UMA GRANJA
  3. EXPERIMENTAL. Salão do Conhecimento, v. 6, n. 6, 2020.
  4. LUDTKE, C. B. et al. Eutanásia de suínos em granjas: boas práticas para o bem-estar na suinocultura. Embrapa Suínos e Aves-Livro científico (ALICE), 2019.
  5. MARIN, Gustavo Geovane. CAMPUS DE JATAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS TCCG–GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2006
  6. MORÉS, Nelson. Sala hospital e recuperação de suínos. In: Anais do 13o Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos. Florianópolis, Brasil. 2007. p. 120-124.
  7. PIEROZAN, C. R.; DIAS, C. P.; SILVA, C. A. ESTRUTURA FÍSICA DE BAIAS HOSPITAL EM GRANJAS DE CRESCIMENTO E TERMINAÇÃO DE SUÍNOS.
  8. SANTOS, Antônio Carlos Rodrigues dos. Descarte de animais: uma análise do manejo realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses-Araguaína, Tocantins. 2012