v. 2 (2023)
Artigos

DIFERENÇAS MESOCLIMÁTICAS POR RELEVO EM DIFERENTES PONTOS DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE – SC

Neuri Antonio Feldmann
Uceff
Jean Carlos Wickert Thums
UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAI FACULDADES - UCEFF
Fabiana Raquel Mühl
UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAI FACULDADES - UCEFF
Lauro Luiz Somavilla
UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAI FACULDADES - UCEFF
Danilo Pavan
UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAI FACULDADES - UCEFF
Vilson José Gabriel
UNIDADE CENTRAL DE EDUCAÇÃO FAI FACULDADES - UCEFF

Publicado 05/05/2023

Resumo

Com o objetivo de mostrar a relevância da topografia regional no clima, em particular no mesoclima e microclima, o trabalho aborda e compara dados registrados por estações meteorológicas privadas localizadas em diferentes condições topográficas e de relevo na região extremo-oeste de Santa Catarina, mais especificamente no município de Iporã do Oeste. O foco do estudo foi o comparativo das variáveis de temperatura/umidade e velocidade do vento, consideradas as mais impactadas pela topografia e de maior importância para o setor agronômico. Apurou-se que as áreas de baixada apresentaram temperatura média de 4 ºC mais elevadas do que nas áreas de topo nos meses de janeiro e setembro de 2022. Por outro lado, as temperaturas mínimas ocorreram em média de 2,6 ºC mais baixa nas áreas de baixada do que nas de topo nos meses de junho e agosto de 2022, apresentando ainda geada extemporânea no dia 02 de novembro daquele ano. O mês de dezembro de 2021 foi o mais seco do ano com 57 mm de chuva e o mais quente com 12 dias de temperaturas entre 26 e 37,6 ºC. No ano de 2021 as temperaturas mínimas ocorreram no mês de julho apresentando 8 dias de temperaturas entre -4,2 e -0,5 ºC, e ocorreram em áreas de baixada. Quanto a velocidade do vento, este foi maior nas regiões de topo onde foi registrado rajada de 90,1 km/hora no mês de agosto de 2021. Quanto as horas de frio a região apresenta nas áreas de topo uma média 200 horas de frio (<= 7,2 ºC), e entre 222 e 343 horas de frio nas áreas de baixada. Conclui-se que é de grande significância o nível de diferença mesoclimático encontrado nos comparativos, demonstrando assim a importância das estações meteorológicas, resultado que também sugere grandes aplicabilidades para estes aparelhos, incentivando pesquisas, estudos e discussões ainda mais aprofundadas no assunto, com base nos dados das estações apresentadas e investigação de dados de outras estações meteorológicas pelo mundo, em favor principalmente das produções agrícolas.

Referências

  1. ARNFIELD, John. "climate classification". Encyclopedia Britannica, 17 Mar. 2016. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/classification-1703397. Acesso em: 26 março 2023.
  2. CARBONNEAU, Alain. Place du microclimat de la partie aérienne parmi les facteurs déterminant les productions viticoles. Bulletin de l'OIV, v.1, 1984.
  3. CRESTANA, Silvio; FOSCHINI, Milene Mitsuyuki, FERREIRA, Marcos David. Desafios da produção de frutas e hortaliças frente aos extremos climáticos - Estudo de caso da citricultura paulista. São Carlos, Embrapa Instrumentação: 2017.
  4. FRITZSONS, Elenice; MANTOVANI, Luiz Eduardo; WREGE, Marcos Silveira. RELAÇÃO ENTRE ALTITUDE E TEMPERATURA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ZONEAMENTO CLIMÁTICO NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL. Revista Brasileira de Climatologia, v. 18, out. 2016.
  5. GARCIA, Gilberto José; ESPINDOLA, Carlos Roberto. SIAT – Sistema de Avaliação de Terras. Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, PB, v.5, n.2, p.223-228, 2001.
  6. MENDONÇA, Francisco de Assis. Os climas do Sul: Em tempos de mudanças climáticas globais. Jundiaí, Paco Editorial: 2017.
  7. MONTEIRO, Maurici Amantino. Caracterização climática do estado de Santa Catarina: uma abordagem dos principais sistemas atmosféricos que atuam durante o ano. Geosul, Florianópolis, SC, v.16, n.31, p 69-78, jan/jun 2001.
  8. RAMALHO FILHO, Antônio; PEREIRA, Lauro Charlet. Aptidão agrícola das terras do Brasil: potencial de terras e análise dos principais métodos de avaliação. Rio de Janeiro, Embrapa Solos: 1999.
  9. RODRIGUES, Maria Laura Guimarães. EVENTOS DE CHUVA OROGRÁFICA EM
  10. SANTA CATARINA: CLIMATOLOGIA E SIMULAÇÕES NUMÉRICAS. 2015. Dissertação/Tese para obtenção do título de Mestre/Doutor em Ciências - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
  11. SENTELHAS, Paulo Cesar; MONTEIRO, José Eduardo Boffino de Almeida. Introdução. In: MONTEIRO, J.E.B.A. (ed.) Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. Brasília: INMET, pg 3-12., 2009.
  12. WARNER, Thomas Tomkins. Numerical Weather and Climate Prediction. Cambridge, UK, Cambridge University Press: 2010.
  13. World Meteorological Organisation. Guide to Meteorological Instruments and Methods of Observation. ed. 7. Geneva, Switzerland: 2008.
  14. YNOUE et al. Circulação Geral da Atmosfera. In: YNOUE, Rita Yuri; AMBRIZZI, Tercio. Meteorologia. São Paulo: USP/Univesp/Edusp, pg 145-172., 2014.
  15. YNOUE et al. Previsão de Tempo e Clima In: YNOUE, Rita Yuri; AMBRIZZI, Tercio. Meteorologia. São Paulo: USP/Univesp/Edusp, pg 256-275., 2014.
  16. ZANATTA et al. Igor Fernando Santini. Climatologia. 1.ed. Londrina: Educacional S.A., 2016.