v. 2 (2023)
Relatos de Pesquisa

DIAGNÓSTICO DE UM SURTO DE INFECÇÕES POR Streptococcus suis EM LEITÕES NA FASE DE CRECHE.

Anderson
UCEFF Itapiranga

Publicado 05/05/2023

Resumo

As infecções em suínos de produção podem comprometer os índices de produtividade e o bem-estar animal. Vários são os agentes patogênicos que podem causar prejuizos na suinocultura e entre os principais agentes está a bactéria Streptococcus suis que pode causar infecções em vários tecidos e órgãos do animal. Em algumas unidade produtivas, a incidência de animais afetados pode ser alta o que pode caracterizar um surto. Este estudo tem como objetivo diagnosticar um surto de doença em um lote de leitões na fase de creche analisando levantamento epidemiológico, sinais clínicos, morbidade, lesões macroscópicas observadas em necropsia e exames complementares para isolamento do agente. Bem como, adotar medidas de controle do surto de acordo com o diagnóstico. O estudo de caso foi realizado em uma unidade de creche com capacidade de alojamento de animais de aproximadamente 4733 leitões, sendo que destes, 1942 leitões apresentaram algum, tipo de sinal clínico, sendo estes animais de 45 a 55 dias de idade. Foram realizadas necropsias de 6 animais observando lesões e colheita de material para isolamente bacteriológico e biologia molecular. Quanto aos resultados, os sinais clínicos e lesões foram compatíveis para a infecção por Streptococcus suis. Dos  6 leitões com coleta de amostras, 5 foram positivos no swab para isolamento bacteriológico de vários tecidos e órgãos. Os leitões podem ser positivos para Streptococcus suis nas tonsilas e cavidade nasal, sem apresentar sinais clínicos de infecção. A infecção pode acontecer quando tem fatores ambientais predisponentes qua causam stress, como, oscilações de mais de 6° C durante um dia, alta concentração de amônia, umidade, e superlotação. Sendo assim, conclui-se que o presente estudo foi um surto de infecção por Streptococcus suis e suspeita-se que os fatores ambiência foram predispontes para o desenvolvimento da infecção.

Referências

  1. BOSCO, S.M.G.; PEZERICO, S.B.; CABRAL, K.G.; SILVA, A.V.; LANGONI, H. Streptococcus suis tipo ii em suínos e perfil de susceptibilidade a antimicrobianos. Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.67, n.2, p.157-160, jul./dez., 2000.
  2. CALDERARO, F.F.; DOTO, D.S.; BACCARO, M.R.; PAIXÃO, R.; GOMES, C.R.; CASTRO, A.F.P. MORENO, A. Detecção dos genes codificadores das proteínas ef, mrp e suilisina em amostras de streptococcus suis sorotipo 2 isoladas em suínos no brasil. Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.71, n.1, p.15-19, jan./mar., 2004
  3. CRIVELLARO, A., Streptococcus suis: Resistência bacteriana X Boas práticas de produção. 2018. Disponível em: https://agroceresmultimix.com.br/blog/streptococcus-suis-resistencia-bacteriana-x-boas-praticas-de-producao/#:~:text=As%20infec%C3%A7%C3%B5es%20causadas%20por%20Streptococcus,%2C%20septicemia%2C%20rinite%20e%20aborto.
  4. GOTTSCHALK M. Revisão sobre a infecção por Streptococcus suis em suinos e importância do agente como causa de infecção em seres humanos. Acta Scientiae Veterinariae. 37 (Supl 1): s73-s79. 2009.
  5. KLEIN, M.; PIASSA, M.M.C. caso clínico: meningite estreptocócica em suínos na fase crescimento/terminação em uma granja localizada no oeste do estado do paraná. In. 2º Congresso Nacional de Medicina Veterinária FAG – 2018.
  6. RIVA, E.; LIMA, C.B.L.; MARTINI, K.C.; MARTINS, L.A. Infecção por streptococcus suis: uma revisão. Arq. Ciênc. Vet. Zool. Unipar, Umuarama, v. 11, n. 2, p. 167-170, julk./dez. 2008.
  7. SOBESTIANSKI, J. BARCELOS, D. Doenças dos suínos. Goiânia. Editora cânone. 2007.
  8. ZOTTI, E.; SILVA, C.A.; BRIDI, A.M. Programas preventivos com antibióticos para suínos em fase de creche e efeitos no desempenho, características de carcaça e índices sanitários. PUBVET, Londrina, V. 3, N. 9, Art#529, Mar2, 2009.